GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING EM UMA EMPRESA DE TURISMO RURAL

Autores/as

  • EDSON ROBERTO SCHARF, Dr. FURB Universidade de Blumenau Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Josiane Fernandes FURB Universidade de Blumenau
  • Orlandy Orlandi UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v15n2.p226-243

Palabras clave:

Gestão ambiental. Estratégias de marketing. Turismo rural. Sustentabilidade. Turismo sustentável.

Resumen

Este estudo apresenta o relato da experiência de uma organização que adota a gestão ambiental no seu cotidiano empresarial. Especificamente, buscou-se identificar se a atuação da empresa atende às variáveis dependentes ‘lucro corporativo’ e ‘poluição’, da plataforma conceitual de Huang e Rust (2011), e se o conjunto destas ações é transformado em estratégia de marketing. Consiste em um estudo de caso, sendo uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. A técnica de coleta de dados foi a de entrevistas semiestruturadas com os dois proprietários fundadores da empresa. No tratamento dos dados foi utilizada a análise da narrativa. Os resultados demonstraram que a empresa possui processos de melhoria contínua na gestão ambiental, adotando preceitos de turismo rural. Entretanto se observou que os proprietários não abordam esses processos como estratégia de marketing, mas como consequência operacional dos negócios. Por último, as ações adotadas pela empresa, nas áreas ambiental e empresarial não têm sido suficientes para confirmar que as variáveis dependentes estudadas ‘lucro corporativo’ e ‘poluição’ realçam o lucro, mesmo com o acréscimo do nível de consumo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

EDSON ROBERTO SCHARF, Dr., FURB Universidade de Blumenau Programa de Pós-Graduação em Administração

Pesquisador e professor de Estratégias de Marketing no PPGAd/FURB; autor dos livros Gestão do Conhecimento Aplicada ao Marketing e Administração na Propaganda; e editor do blog marcatwain.blogspot.com.

Josiane Fernandes, FURB Universidade de Blumenau

Mestranda do PPGAD/FURB

Orlandy Orlandi, UNISUL

Professor de Sustentabilidade da Unisul

Publicado

2013-06-20

Cómo citar

SCHARF, Dr., E. R., Fernandes, J., & Orlandi, O. (2013). GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING EM UMA EMPRESA DE TURISMO RURAL. Turismo: Visão E Ação, 15(2), 226–243. https://doi.org/10.14210/rtva.v15n2.p226-243

Número

Sección

Papeles