CONCEITOS E ABRANGÊNCIA DO SOUVENIR NA DINÂMICA DO ESPAÇO TURÍSTICO: O caso de Curitiba-PR

Autores

  • Graziela Scalise Horodyski Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Franciele Cristina Manosso Bacharel em Turismo pela UFPR
  • José Manoel Gândara Doutor em Turismo e Desenvolvimento Sustentável Universidad de Las Palmas de Gran Canaria; Professor e Pesquisador do Departamento de Turismo e do Mestrado e Doutorado em Geografia e do Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v15n1.p130-143

Palavras-chave:

Oferta de souvenirs. Distribuição espacial. Curitiba-PR.

Resumo

O souvenir é um produto diretamente relacionado à atividade turística, pois o consumo destes bens faz parte da experiência de muitos turistas. Neste estudo temos como objetivo compreender a relação entre a oferta de souvenirs e os espaços de visitação no destino turístico Curitiba, verificando a incidência e a distribuição espacial dos estabelecimentos comerciais de souvenirs na cidade. Para a realização desta pesquisa, utilizamos Curitiba como estudo de caso e realizamos um recorte espacial delimitado pelo roteiro da Linha Turismo, um percurso de ônibus que integra vinte e quatro atrativos turísticos. Assim, por meio de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, identificamos os estabelecimentos comerciais de souvenirs e os atrativos localizados nos pontos de parada da Linha Turismo. A partir disso, elaboramos um mapa para demonstrar a distribuição espacial destes elementos e realizamos uma análise com base no referencial teórico previamente realizado. Como resultado de pesquisa, observamos que os estabelecimentos de comercialização de souvenirs estão situados próximos aos atrativos turísticos, que atraem a demanda para o consumo deste tipo de produtos, ou seja, a demanda influencia diretamente a localização espacial da oferta de souvenirs.

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Biografia do Autor

Graziela Scalise Horodyski, Universidade Estadual de Ponta Grossa

professora do departamento de turismo UEPG. Mestre em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI. Doutoranda em Geografia pela UFPR

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Publicado

2013-04-23

Como Citar

Horodyski, G. S., Manosso, F. C., & Gândara, J. M. (2013). CONCEITOS E ABRANGÊNCIA DO SOUVENIR NA DINÂMICA DO ESPAÇO TURÍSTICO: O caso de Curitiba-PR. Turismo: Visão E Ação, 15(1), 130–143. https://doi.org/10.14210/rtva.v15n1.p130-143

Edição

Seção

Artigos