MODELO DE GERENCIAMENTO DO FLUXO DE INFORMAÇÃO DOS PORTAIS TURÍSTICOS GOVERNAMENTAIS UMA ABORDAGEM TEÓRICA

Autores/as

  • Alexandre Augusto Biz Universidade Federal do Paraná
  • Fabiano Ceretta UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v10n3.p399-414

Resumen

Desde que a tecnologia da informação e comunicação (T.I.C.) foi introduzida no mercado, em meados da década de 50, a forma pelas quais as Organizações Públicas e Privadas gerenciam seus modelos de negócios vem sofrendo profundas e realce mudanças, impactando a maneira de comercialização e de distribuição de seus produtos e/ou serviços e, conseqüentemente, alterando as relações na cadeia de valor. Por conseguinte deste processo, observou-se o surgimento dos Portais Turísticos Governamentais. Baseada em pesquisa exploratória, por meio de análise bibliográfica, propõe-se um modelo de gerenciamento de fluxo de informação para os Portais Turísticos Governamentais que possibilite o gestor do destino turístico obter, tratar, armazenar, distribuir e usar as informações para a criação de conhecimentos mediante o uso de ferramentas de tecnologia da informação e comunicação. Ainda que seja uma abordagem teórica, o modelo proposto permite refletir como os Portais Turísticos Governamentais podem ser utilizados como ferramentas para obtenção de vantagem competitiva. Palavras-chave: Fluxo de Informação; Tecnologia da Informação e Comunicação em Turismo; Gestão do Conhecimento.

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Cómo citar

Biz, A. A., & Ceretta, F. (2009). MODELO DE GERENCIAMENTO DO FLUXO DE INFORMAÇÃO DOS PORTAIS TURÍSTICOS GOVERNAMENTAIS UMA ABORDAGEM TEÓRICA. Turismo: Visão E Ação, 10(3), 399–414. https://doi.org/10.14210/rtva.v10n3.p399-414

Número

Sección

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