La provincia de Buenos Aires (Argentina): de un espacio a un territorio turístico

Autores/as

  • Cecilia Pérez Winter FFyL-UBA

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v16n3.p544-572

Resumen

Há duas décadas (2001-2011), aproximadamente, o turismo da província de Buenos Aires (Argentina) procura ampliar as ofertas, além das praias da costa atlântica, gerando alternativas ao turismo massivo. Neste processo, observa-se uma diversificação e uma valorização tanto econômica quanto social de elementos naturais, históricos e culturais para serem transformados em atrativos. O intuito deste trabalho é examinar o recente processo de turistificação na quase totalidade da província de Buenos Aires. Assim, analisaram-se: páginas de internet, folhetos e outros documentos oficiais da província de Buenos Aires; dados estatísticos e foram realizadas entrevistas a funcionários públicos e vizinhos de municípios localizados ao norte da província de Buenos Aires. A análise mostra que o governo dessa província está configurando um território turístico (material e simbólico), construindo e promovendo imaginários e atrativos para cobrir as demandas do mercado turístico internacional, exaltando, particularmente, a paisagem pampeana-bonaerense e a “cultural rural”. Palavras chaves: Turismo. Atrativos. Província de Buenos Aires. Território Turístico.

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Publicado

2015-06-10

Cómo citar

Winter, C. P. (2015). La provincia de Buenos Aires (Argentina): de un espacio a un territorio turístico. Turismo: Visão E Ação, 16(3), 544–572. https://doi.org/10.14210/rtva.v16n3.p544-572