TURISMO RECEPTIVO: UMA ANÁLISE DOS CITY TOURS DE CURITIBA

Autores/as

  • Raquel Pazini UFPR
  • Franciele Cristina Manosso UFPR
  • Camila Bizinelli UFPR
  • José Manoel Gonçalves Gândara UFPR

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v16n3.p599-628

Resumen

A inovação e a criatividade, bem como a experiência e a perspectiva emocional do consumo dentro do contexto da competitividade dos destinos turísticos, tornam-se ‘ferramentas’ relevantes para o posicionamento dos produtos e dos serviços no mercado turístico. O objetivo do presente estudo é analisar de que forma um dos principais produtos de turismo receptivo, o city tour, comercializado na cidade de Curitiba, vem empregando os motes relacionados aos conceitos de ‘criatividade/inovação’ e ‘experiência/emoção’. A metodologia empregada se relaciona, diretamente, com questões qualitativas, sendo realizadas, para o alcance dos resultados, cinco entrevistas com as agências associadas ao Núcleo de Receptivo presente em Curitiba. Além das entrevistas, empregaram-se a pesquisa bibliográfica e documental, para que se pudessem compreender os conceitos da discussão teórica do estudo. Os resultados da pesquisa mostram que o city tour contempla determinados aspectos dos conceitos atrelados à inovação, à criatividade, à experiência e à emoção, de acordo com o perfil da empresa e das necessidades da demanda. Palavras-Chave: City tour. Criatividade. Inovação. Experiência.Emoções.Curitiba/PR.

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Publicado

2015-06-10

Cómo citar

Pazini, R., Manosso, F. C., Bizinelli, C., & Gândara, J. M. G. (2015). TURISMO RECEPTIVO: UMA ANÁLISE DOS CITY TOURS DE CURITIBA. Turismo: Visão E Ação, 16(3), 599–628. https://doi.org/10.14210/rtva.v16n3.p599-628