A COMUNICAÇÃO NOS DESTINOS TURÍSTICOS E A EXPECTATIVA DOS TURISTAS

Autores/as

  • Sara Joana Gadotti dos Anjos UNIVALI
  • Fabricia Durieux Zucco UNIVALI
  • Keila Cristina Nicolau Mota UNIVALI
  • Rosislene de Fatima Fontana UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v18n2.p405-418

Palabras clave:

Comunicação, Fontes de informações, Expectativa, Destinos.

Resumen

A expectativa do turista é alimentada pelas diferentes fontes de informação acerca de um destino turístico. Estas fontes de informações são percebidas de forma distinta pelos turistas. O objetivo desta pesquisa foi analisar os meios de comunicação que estimulam a expectativa dos turistas. O método estatístico utilizado nesta investigação foi o de regressões lineares múltiplas. Foram aplicados questionários com 1719 turistas nos destinos Foz do Iguaçu (PR), Fortaleza (CE) e Balneário Camboriú (SC) no Brasil. A pesquisa identificou uma diferença entre a quantidade de fontes de informações utilizadas pelos turistas nos três destinos investigados. Outro resultado a ressaltar é que as fontes de informação explicam, em parte, a formação da expectativa, de forma distinta em cada destino. Pode-se afirmar que as expectativas são mais fortemente geradas pelas fontes de informação off-line, possivelmente por serem mais confiáveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-05-25

Cómo citar

Anjos, S. J. G. dos, Zucco, F. D., Mota, K. C. N., & Fontana, R. de F. (2016). A COMUNICAÇÃO NOS DESTINOS TURÍSTICOS E A EXPECTATIVA DOS TURISTAS. Turismo: Visão E Ação, 18(2), 405–418. https://doi.org/10.14210/rtva.v18n2.p405-418

Número

Sección

Papeles