Experiência turística memorável, percepção cognitiva, reputação e lealdade ao destino: um modelo empírico

Autores/as

  • Tiago Aroeira
  • Ana Carmem Dantas
  • Marlusa de Sevilha Gosling

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v18n3.p584-610

Palabras clave:

Experiência Turística Memorável, Reputação do Destino, Leadade.

Resumen

Os destinos, de acordo com mudanças de comportamento dos turistas, começam a se posicionar como fornecedores de experiências. Neste contexto, estudos recentes apontam que as experiências turísticas relevantes tendem a aumentar a propensão dos turistas de se lembrarem do destino. O objetivo principal deste estudo foi propor e testar um modelo de relações entre as dimensões subjacentes da Experiência Turística Memorável, da Percepção Cognitiva, da Reputação e da Lealdade ao Destino. A metodologia foi um survey com 664 respondentes de todos os estados do Brasil. Realizaram-se (1) a análise e exclusão de outliers univariados e multivariados, (2) a análise fatorial exploratória e (3) a validação do modelo de mensuração e do modelo de estrutura usando modelagem por equações estruturais. Os resultados indicam que 11 das 13 hipóteses testadas são significativas ao nível de 1%. Além disso, observaram-se as cinco dimensões subjacentes na Experiência Turística Memorável – (1) Hedonismo, (2) Novidade, (3) Conhecimento e Cultura Local, (4) Renovação e (5) Envolvimento. A Novidade foi a dimensão mais saliente.

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Publicado

2016-08-31

Cómo citar

Aroeira, T., Dantas, A. C., & Gosling, M. de S. (2016). Experiência turística memorável, percepção cognitiva, reputação e lealdade ao destino: um modelo empírico. Turismo: Visão E Ação, 18(3), 584–610. https://doi.org/10.14210/rtva.v18n3.p584-610