A segmentação do enoturista: o caso português

Autores/as

  • Edgar Teles Marques Salgado Lameiras
  • Julio da Costa Mendes
  • Patrícia Susana Lopes Guerrilha dos Santos Pinto
  • João Albino Matos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v18n3.p471-497

Palabras clave:

Enoturista, motivações, segmentação.

Resumen

O enoturismo adquire importância crescente para as regiões vitivinícolas, como setor que potencia o crescimento económico e o emprego. Contudo, o enoturismo permanece pouco desenvolvido e uma das causas apontadas consiste na falta de investigação sobre o visitante que se desloca às empresas produtoras de vinho. O presente trabalho tem como principais objetivos a determinação do perfil demográfico e psicográfico dos visitantes que se deslocam às quintas, adegas e caves e a segmentação dos enoturistas em Portugal. Para alcançar os objetivos indicados, aplicou-se um questionário aos turistas que se deslocavam às quintas, adegas e caves, das 12 rotas de vinho existentes em Portugal. Os dados foram sujeitos a testes paramétricos e a técnicas estatísticas multivariadas, de modo a obterem-se diferentes clusters. Obtiveram-se quatro segmentos de enoturistas, que foram designados por: o turista apaixonado pelo vinho, o turista com curiosidade pelo vinho, o turista interessado pelo vinho e o turista indiferente. As conclusões indicam que o aumento do conhecimento sobre enoturistas e suas motivações para visitarem uma região permite melhorar a satisfação e a interação com eles, apoiando estratégias de marketing, de modo a reforçar a sua motivação e o apelo das empresas vinícolas.

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Publicado

2016-08-31

Cómo citar

Lameiras, E. T. M. S., Mendes, J. da C., Pinto, P. S. L. G. dos S., & Silva, J. A. M. da. (2016). A segmentação do enoturista: o caso português. Turismo: Visão E Ação, 18(3), 471–497. https://doi.org/10.14210/rtva.v18n3.p471-497