ATITUDE EMPREENDEDORA E ESTRATÉGIA EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉIS

Autores

  • Sara Culti Gimenez Universidade Positivo
  • Fernando Antonio Prado Gimenez Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v12n1.p49-72

Palavras-chave:

Hotelaria, Comportamento Estratégico, Empreendedorismo

Resumo

Com o objetivo de contribuir para o entendimento da gestão estratégica em pequenos e médios hotéis, o estudo aqui relatado foi desenvolvido na cidade de Curitiba, PR. O foco do estudo dirigiu-se para o desvendamento da atitude empreendedora dos dirigentes dessas empresas e das estratégias de atuação no mercado hoteleiro. Esta pesquisa teve natureza descritiva, buscando levantar dados sobre uma população de empresas e seus dirigentes. Assim, a pesquisa é classificada como um estudo de campo, com estratégia de levantamento, ex-post-facto, com enfoque quantitativo. Os resultados deste estudo apontam para uma associação positiva entre atitude empreendedora e estratégia competitiva. Embora limitada a uma amostra de 33 empresas, pode-se afirmar que as estratégias prospectoras foram mais atraentes para hoteleiros de alta orientação empreendedora, enquanto que os dirigentes de pequenos e médios hotéis que adotaram estratégias defensivas são identificados com atitude empreendedora menos audaciosa. O estudo contribui para o entendimento de maneiras de tornar a pequena empresa mais competitiva, alinhando-se com preocupações recentes da literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Culti Gimenez, Universidade Positivo

Aluna do curso de graduação em Turismo

Fernando Antonio Prado Gimenez, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

P

Downloads

Publicado

2010-02-01

Como Citar

Gimenez, S. C., & Gimenez, F. A. P. (2010). ATITUDE EMPREENDEDORA E ESTRATÉGIA EM PEQUENOS E MÉDIOS HOTÉIS. Turismo: Visão E Ação, 12(1), 49–72. https://doi.org/10.14210/rtva.v12n1.p49-72

Edição

Seção

Artigos