POR UMA PEDAGOGIA DIFERENCIADA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO TURISMO PEDAGÓGICO COMO PRÁTICA EDUCATIVA

Autores

  • Mailane Bonfim

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v12n1.p114-129

Palavras-chave:

Educação, Lazer, Turismo Pedagógico.

Resumo

O artigo analisa o Turismo Pedagógico como uma alternativa articuladora entre educação e lazer, capaz de proporcionar o desenvolvimento do sujeito, no momento em que possibilita uma interação com o meio. Esse tipo de atividade é relativamente nova e por esse motivo muitos teóricos do turismo têm debruçado esforços na tentativa de conceituá-lo. Apesar das tentativas, o turismo pedagógico tem sido apresentado na maioria das vezes, como um segmento de mercado e não como uma prática educativa cujas raízes encontram-se nos aspectos norteadores da educação. Por esse motivo, este trabalho se torna relevante por proporcionar ao leitor, reflexões acerca do tema e esclarecimentos que podem servir de auxílio para professores. Buscou-se portanto, desenvolver um trabalho descritivo com o objetivo principal de tratar do tema de forma conceitual, com o intuito de disseminar essa atividade educativa de forma esclarecedora. Foram realizados estudos secundários sobre educação, lazer e turismo pedagógico, evidenciando sempre a necessidade da educação de adotar práticas diferenciadas e condizentes com a necessidade contemporânea. As reflexões feitas neste estudo conduzem à conclusão de que o turismo pedagógico é um importante instrumento articulador entre educação e lazer, podendo contribuir no processo de aprendizagem, reafirmando através da vivência valores de ordem social, cultural e ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mailane Bonfim

Mestre em Cultura e Turismo, Especialista em Economia de Empresas e Bacharel em Ciências Econômicas. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia no período de 2004/2008 e docente da Faculdade de Tecnologia e Ciências -VC, no período de 2005/2008, onde já coordenou o laboratório de planejamento turístico. Atualmente é aluna especial do doutorado em Educação da Universidade Federal da Bahia e pesquisadora do turismo pedagógico.

Downloads

Publicado

2010-02-01

Como Citar

Bonfim, M. (2010). POR UMA PEDAGOGIA DIFERENCIADA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO TURISMO PEDAGÓGICO COMO PRÁTICA EDUCATIVA. Turismo: Visão E Ação, 12(1), 114–129. https://doi.org/10.14210/rtva.v12n1.p114-129

Edição

Seção

Artigos