Avaliação da imagem de um destino turístico no Instagram

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DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v20n3.p490-499

Resumo

Com os avanços tecnológicos, as imagens postadas nas redes sociais de fotografia (Instagram) são utilizadas como ferramentas de avaliação pelos turistas, desta forma, o gerenciamento destas ferramentas são essenciais para os destinos turísticos. O objetivo desta pesquisa é avaliar a imagem do destino turístico Salvador, Bahia, Brasil, a partir das publicações de uma rede social de fotografia, o Instagram. O presente trabalho analisou 400 imagens marcadas no Instagram com a hashtag #salvador, sendo que para a categorização das imagens coletadas foram utilizadas as dimensões da imagem cognitiva e motivacionais de Baloglu e Mccleary (1999). A pesquisa é exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada, de forma aleatória, na rede social Instagram, por meio do software Seekr Monitor, uma ferramenta para monitoramento e gestão das mídias sociais. Por meio de análise de regressão linear múltipla, identificou-se a existência de relações causais positivas e negativas entre as dimensões da imagem e motivacionais do destino turístico e o número de curtidas por seguidor no Instagram. Os resultados indicam que as Destination Management Organization (DMOs) de Salvador (BA) devem direcionar seus esforços promocionais nas redes sociais virtuais, envolvendo a formação da imagem de valor ao ambiente, em vez de comercializar o destino por meio dos apelos motivacionais do prestígio.

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Publicado

2018-09-27

Como Citar

Zucco, F. D., Pereira, M. de L., Limberger, P. F., & Falaster, C. D. (2018). Avaliação da imagem de um destino turístico no Instagram. Turismo: Visão E Ação, 20(3), 490–499. https://doi.org/10.14210/rtva.v20n3.p490-499