ANÁLISE DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS PARTICIPANTES: EVIDÊNCIAS DAS ÚLTIMAS TRÊS EDIÇÕES DA OKTOBERFEST EM BLUMENAU (2006, 2007 E 2008)

Autores

  • Fabrícia Durieux Zucco Universidade Nove de Julho e Universidade Regional de Blumenau
  • Maria dos Remédios Antunes Magalhães Universidade Nove de Julho e Universidade Federal de Campina Grande/UFCG
  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v12n3.p331-347

Palavras-chave:

Satisfação. Pesquisa de Mercado. Turismo de Eventos.

Resumo

O propósito original neste estudo foi analisar e descrever o nível de satisfação dos participantes da Oktoberfest em Blumenau (SC) nas três últimas edições do evento (2006, 2007 e 2008), comparando os resultados entre si. Foram analisados aspectos como atendimento, segurança, sinalização, preços, opções de alimentação e atrações. Estes indicadores podem apontar caminhos para decisões estratégicas em prol da melhoria constante do nível de satisfação dos turistas. A literatura sobre o tema revelou que a satisfação dos clientes é um dos requisitos essenciais para o sucesso de eventos turísticos e que a pesquisa de mercado desempenha papel fundamental nesse processo. Para o cumprimento de tal objetivo, os procedimentos metodológicos foram explorar e descrever o fenômeno em duas fases: qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade com os responsáveis pela organização do evento e quantitativa, por meio de um survey com os participantes. Obteve-se uma amostra de 617 respondentes em 2006, 604 em 2007 e 768 em 2008. A análise dos dados permitiu concluir que a capacidade de adequação e reorganização dos organizadores do evento foi mantida ao longo dos três anos estudados. A consistência do gerenciamento das inovações e alterações no planejamento futuro pode ser creditada amplamente à preocupação de se manter o nível de satisfação e às informações desse quesito propiciadas pelas pesquisas junto aos participantes.

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Biografia do Autor

Fabrícia Durieux Zucco, Universidade Nove de Julho e Universidade Regional de Blumenau

Professora titular do Departamento de Comunicação da Universidade Regional de Blumenau . Doutoranda pela Universidade Nove de Julho. E-mail:fabricia@furb.br

Maria dos Remédios Antunes Magalhães, Universidade Nove de Julho e Universidade Federal de Campina Grande/UFCG

Doutoranda no Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Nove de Julho - SP. Professora da Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - Departamento de Administração e Contabilidade. E-mail: remediosantunes@hotmail.com

Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Universidade Nove de Julho

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração – PMDA, da Universidade Nove de Julho. Doutor em Ciências Sociais, pela PUC-SP. Co-autor do livro “A Responsabilidade e o Social: uma discussão sobre o papel das empresas”, Editora Saraiva, 2007.

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Publicado

2010-11-19

Como Citar

Zucco, F. D., Magalhães, M. dos R. A., & Moretti, S. L. do A. (2010). ANÁLISE DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS PARTICIPANTES: EVIDÊNCIAS DAS ÚLTIMAS TRÊS EDIÇÕES DA OKTOBERFEST EM BLUMENAU (2006, 2007 E 2008). Turismo: Visão E Ação, 12(3), 331–347. https://doi.org/10.14210/rtva.v12n3.p331-347

Edição

Seção

Artigos