TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ

Autores

  • Thiago Cardassi Sanches Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana
  • Lorena Angélica Mancini Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana
  • Márcio A. Neman Nascimento Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v13n1.p81-95

Palavras-chave:

Turismo GLS, homossexualidade, segmentação de mercado.

Resumo

O turismo é atualmente o maior gerador de fluxos e deslocamentos do mundo, podendo configurar-se como um instrumento de desenvolvimento e inclusão quando realizado de forma consciente e sustentável. As tendências mundiais indicam uma segmentação de mercados cada vez mais específica, não no sentido limitador, mas pelo contrário, buscando uma participação cada vez expressiva de grupos minoritários que até então não eram inclusos nesse mercado. Este é o exemplo da comunidade LGBT, cuja visibilidade aumenta gradativamente com a criação de políticas públicas e projeção midiática, proporcionando às pessoas de orientação sexual não heterossexual a possibilidade de viver sua sexualidade de forma mais aberta e inclusiva. O segmento de turismo GLS aumenta exponencialmente a cada ano, mas ainda carece de muito preparo para bem atender a seu público consumidor. O presente artigo apresenta um resumo das principais fontes de pesquisas nacionais e internacionais sobre o tema, bem como os resultados obtidos através de um levantamento in loco na região norte do Paraná, para identificar as características desta população a respeito da participação em eventos turísticos GLS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Cardassi Sanches, Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana

Bacharel em Turismo pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA). Pós-graduando em Comunicação Popular e Comunitária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Lorena Angélica Mancini, Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana

Professora efetiva da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA). Mestre pelo programa de pós-graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade Vale do Itajaí.

Márcio A. Neman Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Psicólogo. Professor colaborador da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre e doutorando pelo programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis). Pesquisador do GEPS (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Sexualidades).

Downloads

Publicado

2011-04-08

Como Citar

Sanches, T. C., Mancini, L. A., & Nascimento, M. A. N. (2011). TURISMO GLS E O PERFIL DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ. Turismo: Visão E Ação, 13(1), 81–95. https://doi.org/10.14210/rtva.v13n1.p81-95

Edição

Seção

Artigos