Turismo cultural: conceituação, fontes de crescimento e tendências

Autores

  • André Fontan Köhler Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP)
  • José Carlos Garcia Durand Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP)

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v9n2.p185-198

Resumo

O turismo cultural é um segmento de mercado que, a partir dos anos 1980, vem recebendo crescente atenção por parte da literatura analítica, que tenta precisar conceitos, construir referencial teórico, coligir dados e testar hipóteses, tanto do trade turístico, que busca incessantemente novas atrações aptas ao consumo turístico, quanto de países, regiões e cidades ao redor do mundo, ávidos por atrair parcelas do crescente mercado turístico mundial. Esse artigo procura explorar as especificidades do segmento de turismo cultural, a partir do qualificativo “cultural”, apresentando e discutindo pontos como conceituação, origens e fontes de crescimento, importância, principais características e divisão do mercado de turismo cultural. O artigo contempla extensa revisão de literatura, nacional e internacional, sobre turismo, com ênfase em turismo cultural, sociologia, economia e antropologia, relacionando conteúdos vistos nessas áreas de conhecimento e discutindo as principais idéias e posicionamentos sobre pontos como a definição de turismo cultural, a influência da pós-modernidade no consumo de experiências culturais, entre outros. A presente discussão fornece base teórica necessária à compreensão do segmento de turismo cultural, que permite estabelecer critérios para o monitoramento desse fluxo, estabelecimento de políticas públicas, entre outros. Palavras-chave: Turismo Cultural; Segmentação de Mercado; Política Pública.

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Publicado

2008-08-14

Como Citar

Köhler, A. F., & Durand, J. C. G. (2008). Turismo cultural: conceituação, fontes de crescimento e tendências. Turismo: Visão E Ação, 9(2), 185–198. https://doi.org/10.14210/rtva.v9n2.p185-198

Edição

Seção

Artigos