ENSINO SUPERIOR EM TURISMO EM BUSCA DE NOVOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS: PROBLEMAS, DESAFIOS E FORÇAS DE PRESSÃO

Autores

  • Roberta Leme Sogayar UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
  • Mirian Rejowski Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v13n3.p282-298

Palavras-chave:

Turismo. Educação superior, Forças de pressão, Paradigmas educacionais.

Resumo

Pesquisa bibliográfica que visa compreender cenários evolutivos do ensino superior de Turismo, onde se fazem presentes forças de pressão em defesa de novos paradigmas educacionais. O levantamento das fontes foi realizado a partir de busca em bases de dados eletrônicos, bibliotecas especializadas e indicação de experts da área. A pesquisa aborda dados evolutivos do ensino superior em turismo no Mundo (ocidental) e no Brasil, descrevendo fatos históricos e outros relevantes à compreensão do desenvolvimento do setor. Apresenta os problemas, desafios e as dificuldades estruturais frente a mudanças globais e discute alguns fatores catalisadores de mudanças para novos modelos de ensino superior em turismo. Ao final, destaca-se a necessidade de mudança no ensino superior em turismo que em face de 3 focos de interesse da comunidade acadêmica introduz um quarto foco: o da hospitalidade, resgatando o verdadeiro sentido na humanização do turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Leme Sogayar, UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Possui graduação em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi (1998), Especialização em Formação de Educadores Ambientais pela UNESP (2001), Mestrado em Administration of Parks, Tourism and Recreation - Western Illinois University (2003) e Mestrado em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (2010). Atualmente é professora tempo integral da Universidade Anhembi Morumbi e participa do Instituto Internacional para a Educação do Turismo do Futuro. Sua ênfase de pesquisa é ensino superior em turismo, prática docência e promoção de valores no ensino do turismo. Tem experiência profissional na área de Educação para o Turismo, Educação Ambiental e Organização de Eventos.

Mirian Rejowski, Universidade Anhembi Morumbi

Possui Graduação em Turismo pela Universidade de São Paulo (USP), Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação e Livre Docência em Teoria do Turismo e do Lazer pela USP. Ex-Professora Associada da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde atuou na graduação e pós-graduação em Turismo é atualmente Docente Titular do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi. Convidada a ministrar palestras e cursos em universidades do Brasil e do Exterior, foi editora da primeira revista científica em Turismo no Brasil - "Turismo em Análise" - e diretora presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR), na qual atualmente é membro do conselho fiscal. A partir do seu doutorado, definiu o seu foco de estudo na produção, comunicação e posicionamento das pesquisas científicas em Turismo no Brasil. Lidera o grupo de pesquisa Inovação e Qualificação em Turismo e Hospitalidade, e é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2011-11-08

Como Citar

Sogayar, R. L., & Rejowski, M. (2011). ENSINO SUPERIOR EM TURISMO EM BUSCA DE NOVOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS: PROBLEMAS, DESAFIOS E FORÇAS DE PRESSÃO. Turismo: Visão E Ação, 13(3), 282–298. https://doi.org/10.14210/rtva.v13n3.p282-298

Edição

Seção

Artigos