POLÍTICAS PÚBLICAS DO TURISMO E SUSTENTABILIDADE: A interrelação na esfera nacional, estadual e local

Autores

  • Isabel Jurema Grimm MADE - UFPR
  • Carlos Alberto Cioce Sampaio MADE - UFPR
  • Michele Camila Greuel FURB - Blumenau
  • José Luis Cerveira Filho MADE - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v15n1.p095-111

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Turismo Sustentável. Participação Popular.

Resumo

Este artigo objetiva descrever as políticas públicas de turismo no Brasil, enfocando o Estado de Santa Catarina e, especificamente, analisando as políticas desenvolvidas no município de Pomerode (SC). Busca, com isso, observar possíveis inter-relações entre essas políticas, verificando ao mesmo tempo o seu processo de aplicação em consonância com a política nacional. Para atingir seus objetivos, os procedimentos metodológicos incluíram análises documentais de dados secundários nas secretarias de turismo estadual e municipal, bem como de documentos da esfera federal. Procura também pontuar os limites da gestão do turismo e da participação popular na formulação das políticas públicas. Como resultado, o estudo constatou que a política do Estado de Santa Catarina está alinhada à política nacional de turismo, mas que, no entanto, não está totalmente adequada aos interesses da comunidade, não se encontrando devidamente implantada. Por último, verificou-se que, para o município de Pomerode (SC), inexiste uma regulação eficaz de políticas estruturadas para a área do turismo que seja capaz de dimensionar seus objetivos, abrangendo a sustentabilidade e a participação popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Jurema Grimm, MADE - UFPR

Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR (2012); Mestra em Desenvolvimento Regional pela FURB (Blumenau - 2009 - 2010).Graduada em TURISMO pela FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DE FOZ DO IGUAÇU (1989). Especialista em Administração do Desenvolvimento da Atividade Turistica em Núcleos Receptores pela USP - SÃO PAULO ( 1991) e Especialista em Didática e Metodologia de Ensino pela UNOPAR - LONDRINA ( 1998). Participou do curso de Administração Hoteleira em Mallorca - Espanha (1998).Ministrou aula no curso de Turismo na Universidade Federal do Paraná, foi professora superior pela FAMEC - Faculdade Metropolitana de Curitiba. Ministrou aulas nas Faculdades Santa Amélia (Ponta Grossa). Atuou como turismóloga na Secretaria de Turismo de Pomerode - SC, pesquisando e ministrando aulas e cursos na área do turismo.Tem experiência na área de Eventos, agenciamento e transporte, lecionou várias disciplinas com ênfase em Planejamento do Turismo e Teoria Geral. Atualmente é pesquisadora de acordo com o convênio para a implementação de projetos no âmbito do Edital de Chamada Pública de Projeto MTur/nº

Carlos Alberto Cioce Sampaio, MADE - UFPR

Administrador, Mestre e Doutor nas temáticas planejamento e gestão organizacional para o desenvolvimento sustentável e Pós-Doutor em Ecossocioeconomia e Cooperativismo Corporativo. É pesquisador de Produtividade e Pesquisa (P&Q) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e consultor ad hoc do Comitê de Área em Ciências Ambientais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) / MEC, e membro de Comitês Técnicos e Científicos de periódicos e eventos nacionais e internacionais. Realizou estágio com dois ecossocioeconomistas eméritos, Manfred Max-Neef (Ganhador do Prêmio Nobel Alternativo) e Ignacy Sachs (um dos idealizadores do Ecodesenvolvimento), além do recém-estágio no Complexo Cooperativo de Mondragón, País Basco, exemplo mundial paradigmático sobre cooperativismo. Foi professor visitante do Centro Brasileiro de Estudos Contemporâneos da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, em Paris, e do Centro de Estudos Ambientais da Universidade Austral do Chile. É professor do Departamento de Turismo e do Programa de Pós-Graduação pem Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná. Coordena o Núcleo de Ecossocioeconomia. A partir de um convênio, é professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (FURB), no qual coordena em parceria o Núcleo de Políticas Públicas. Foi finalista do Prêmio Ethos-Valor de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável, versão 2008, além de ter orientado o melhor trabalho em 2005. Foi premiado pelo Centro das Nações Unidades para Assentamentos (ONU/Habitat/LAC), como tendo coordenado o Programa Gestão Interdisciplinar e Integrada de Projetos Ambientais na Sub-bacia do Ribeirão Belchior (Gaspar-SC), escolhido entre as 12 Melhores Práticas Urbanas Brasileiras, versão 2001. Participa como pesquisador de projetos de pesquisa vinculados a Universidade Austral do Chile. É pioneiro em pesquisas teóricas e empíricas sobre o tema Ecossocioeconomia das Organizações, compreendendo Planejamento e Gestão Organizacional para o Desenvolvimento Territorial Sustentável, Arranjo Socioprodutivo e Político de Base Comunitária e Turismo Comunitário Sustentável e Solidário na América Latina. Também participa do Núcleo de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC, trabalhando com o reconhecido cientista ambiental Paulo Freire Vieira. Foi influenciado fortemente pelo criador da metodologia Planejamento Estratégico Participativo, Professor Joel Souto-Maior Filho. Publicou cerca de 120 trabalhos entre periódicos especializados e anais de eventos nacionais e internacionais, além de 6 livros e 12 capítulos de livros. (Texto informado pelo autor)

Michele Camila Greuel, FURB - Blumenau

Turismóloga, graduanda em Administração pela FURB de Blumenau. Assessora Técnica de Turismo da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes de Pomerode - SC.

José Luis Cerveira Filho, MADE - UFPR

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi Coordenador do Programas de Pós-Graduação em Meio-Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (PPGMADE/UFPR), onde atualmente é pesquisador e professor permanente. Também atua no Departamento de Ciências Sociais (DECISO) e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSocio). Tem experiência em trabalhar a interdisciplinaridade entre as áreas de Energia, Ambiente e Sociedade, através, principalmente, das contribuições advindas da Sociologia Ambiental e da Política Ambiental, com ênfase nos seguintes temas: relação energia-ambiente-sociedade, conflitos socioambientais, geração distribuída, biocombustíveis, recursos hídricos, saneamento e mobilidade.

Downloads

Publicado

2013-04-23

Como Citar

Grimm, I. J., Sampaio, C. A. C., Greuel, M. C., & Cerveira Filho, J. L. (2013). POLÍTICAS PÚBLICAS DO TURISMO E SUSTENTABILIDADE: A interrelação na esfera nacional, estadual e local. Turismo: Visão E Ação, 15(1), 095–111. https://doi.org/10.14210/rtva.v15n1.p095-111

Edição

Seção

Artigos