Turismo de intercâmbio: perfis dos intercambistas, motivações e contribuições da experiência internacional

Autores

  • Edegar Luis Tomazzoni Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)
  • Caroline Cunha de Oliveira Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v15n3.p388-408

Resumo

Os objetivos deste estudo são definir tipologia do perfil dos consumidores de turismo de intercâmbio e identificar as motivações para a decisão e os retornos da realização da viagem. Na fundamentação teórica do artigo, abordam-se os modelos de tipologia de turista de Plog (1974), Schmöll (1977), Smith (1977), Cohen (1979), Isso-Ahola (1982), Crompton (1992) e Klenosky e Gitelson (1998) e o estudo do Ministério do Turismo do Brasil (2012). O método, de natureza quantitativa e qualitativa, teve como amostra os consumidores de turismo de intercâmbio (intercambistas), sujeitos que realizaram uma ou mais viagens. A coleta de dados foi por meio de questionário aplicado a 108 respondentes, cuja lista de contatos foi obtida pelos autores junto às principais agências especializadas em intercâmbio do Brasil. Na tipologia do perfil, define-se o intercambista como meso-alocêntrico a alocêntrico. Ele tem autonomia e é explorador de novas culturas e de novos lugares. É bem informado sobre os programas, decide a realização em razão das vantagens dos destinos (países desenvolvidos) e da atuação das agências especializadas. Renda, tempo e preço da viagem são fundamentais, e os fatores ambientais (vantagens dos programas), qualidade dos serviços de hospitalidade e da infraestrutura são determinantes para a decisão de realizar a viagem.

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Publicado

2013-12-02

Como Citar

Tomazzoni, E. L., & de Oliveira, C. C. (2013). Turismo de intercâmbio: perfis dos intercambistas, motivações e contribuições da experiência internacional. Turismo: Visão E Ação, 15(3), 388–408. https://doi.org/10.14210/rtva.v15n3.p388-408

Edição

Seção

Artigos