AUTENTICIDADE: ORIGENS E BASES DA DISCUSSÃO EM TURISMO
DOI:
https://doi.org/10.14210/rtva.v11n3.p282-303Palabras clave:
Autenticidade, textos seminais, teoria geral do turismoResumen
A autenticidade em turismo é tema recorrente na imaginação dos turistas, no esforço promocional de firmas e governos e na literatura analítica, dentro da qual ocupa espaço crescente desde fins dos anos 1950. Busca-se compreender como vários campos de conhecimento e disciplinas tratam dessa autenticidade, através de textos seminais que adotam teorias e perspectivas inovadoras, inauguram linhas de pesquisa, e têm grande influência na literatura. O artigo contempla detalhada revisão de literatura, centrada em textos seminais que estudam tanto os turistas e a natureza do turismo quanto os impactos gerados pela atividade no destino. Ele discute e avalia pontos como o recorte e o objeto de estudo, a metodologia, o posicionamento e as principais discussões desses textos seminais, entre si e com outros trabalhos, permitindo um contato aprofundado com sua teoria, conceituação e argumentação. O artigo cita, descreve e analisa suas principais características comuns, avaliando criticamente textos marcados por uma teorização moderna do turismo, voltada para a busca da essência do turismo e para a construção de uma teoria geral do turismo. Considera-se que o conhecimento desses textos seminais é essencial para o desenvolvimento de uma abordagem multidisciplinar do conceito de autenticidade em turismo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.