ANÁLISE DOS ATRIBUTOS VALORIZADOS PELO CONSUMIDOR DE HOTELARIA DO SEGMENTO ECONÔMICO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores/as

  • Iraci Souza João FEARP - USP
  • Ricardo Rodrigues Morgado FEARP- USP
  • Edgard Monforte Merlo FEARP-USP

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v12n1.p04-22

Palabras clave:

Gestão hoteleira, Segmentação de mercado, Comportamento do consumidor.

Resumen

Atividades envolvendo serviços representam mais de 50% do PIB da economia brasileira e dentro desse setor, a indústria hoteleira tem se destacado pelo grande dinamismo adquirido nos últimos anos em razão do aumento da oferta do número de leitos e entrada de grandes competidores internacionais no mercado. Uma tendência dessa mudança foi a segmentação, onde cada hotel buscou atender de maneira eficiente e eficaz um determinado público. Assim, o objetivo deste artigo foi identificar quais os atributos de hotéis do segmento econômico independentes são mais valorizados, contribuindo para a satisfação dos clientes. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio de aplicação de questionário estruturado com atributos pré-selecionados. Posteriormente, para explorar e discutir os resultados encontrados na análise quantitativa foi conduzido um grupo focado com consumidores. A pesquisa mostrou que há quatro atributos mais valorados pelo consumidor de hotéis econômicos: limpeza, profissionalismo, silêncio nas acomodações e confiabilidade nos serviços.

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Biografía del autor/a

Iraci Souza João, FEARP - USP

Mestranda em Administração de Organizações pela FEARP - USP. Pesquisadora da área de varejo e agronegócios.

Ricardo Rodrigues Morgado, FEARP- USP

Mestre em Administração de Organizações pela FEARP - USP.

Edgard Monforte Merlo, FEARP-USP

Prof. Dr. do departamento de Administração da FEARP-USP. Atua na áreas de administração de varejo, administração de serviços e gestão ambiental.

Publicado

2010-02-01

Cómo citar

João, I. S., Morgado, R. R., & Merlo, E. M. (2010). ANÁLISE DOS ATRIBUTOS VALORIZADOS PELO CONSUMIDOR DE HOTELARIA DO SEGMENTO ECONÔMICO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Turismo: Visão E Ação, 12(1), 04–22. https://doi.org/10.14210/rtva.v12n1.p04-22

Número

Sección

Papeles