FORMAÇÃO DE PREÇOS EM HOTELARIA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Patricia Jung Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Roberto Mauro Dall’Agnol Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v18n1.p106-133

Resumo

A formação de preços e os seus impactos na hotelaria de pequeno porte, em função das características peculiares ao setor, com significativos custos indiretos, riscos de ociosidade e acirramento competitivo, remetem a buscas por alternativas eficazes de controle de custos e estabelecimento dos preços de modo competitivo. A presente pesquisa, qualitativa e aplicada, por intermédio de estudo de caso, apresenta uma metodologia de formação de preços para um hotel de pequeno porte em Chapecó/SC, considerando os métodos de formação de preços e as peculiaridades do setor, com a aplicação do método de custeio ABC; e, complementarmente, com um estudo comparativo de mercado, envolvendo os preços possíveis com a aplicação dos custos identificados, tendo em vista os preços praticados no mercado concorrente. Ambas as situações foram consideradas também sob o prisma da rentabilidade e da ociosidade do investimento. Com base nesses elementos, apresentou-se uma sugestão de estrutura de preço de diárias para o hotel em estudo. As conclusões revelaram a imperatividade de conjugar custos e concorrência quando da formação de preços, sendo os primeiros necessários ao balizamento da situação financeira da organização e, o segundo, útil para o nivelamento das expectativas de rentabilidade diante do cenário competitivo. Palavras-chave: Precificação. Hotelaria. Custos.

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Publicado

2016-03-15

Como Citar

Jung, P., & Dall’Agnol, R. M. (2016). FORMAÇÃO DE PREÇOS EM HOTELARIA: UM ESTUDO DE CASO. Turismo: Visão E Ação, 18(1), 106–133. https://doi.org/10.14210/rtva.v18n1.p106-133

Edição

Seção

Artigos