Análise dos websites oficiais dos destinos turísticos classificados socioculturalmente pela revista the economist inteligence unit limited

Autores

  • Juliana Rodrigues Ferreira
  • Lissa Valéria Fernandes Ferreira
  • Aureo Paiva Neto

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v18n3.p557-583

Palavras-chave:

Turismo, Marketing Digital, Tecnologia da informação

Resumo

Devido ao aumento da acessibilidade do turismo pela população mundial, os destinos turísticos têm investido na internet, por meio de websites, como forma de divulgação das cidades, oferecendo aos usuários informações sobre o destino a ser visitado. Nesse contexto, o presente trabalho analisou qualitativamente os websites oficiais das cidades que ficaram entre as três primeiras colocadas no ranking de competitividade sociocultural, promovido pela revista The Economist Inteligence Unit Limited, em 2012, procurando verificar sua eficiência quanto à distribuição de informações turísticas ao consumidor. Foram utilizadas técnicas, como a análise “DAFO” e os Fatores Críticos de Sucesso em Websites, propostas pela Organização Mundial do Turismo. Como resultado, percebeu-se que os websites oficiais de turismo, mesmo pertencendo a grandes destinos internacionais, apresentam ainda deficiências que devem ser corrigidas para melhorar a qualidade de comunicação entre destinos e turistas.

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Publicado

2016-08-31

Como Citar

Ferreira, J. R., Ferreira, L. V. F., & Neto, A. P. (2016). Análise dos websites oficiais dos destinos turísticos classificados socioculturalmente pela revista the economist inteligence unit limited. Turismo: Visão E Ação, 18(3), 557–583. https://doi.org/10.14210/rtva.v18n3.p557-583