A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAIS

Autores

  • Sandra Ribeiro Souto Centro Universitário Newton Paiva
  • Fernando Coutinho Garcia Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.14210/rtva.v11n1.p41%20-%2062

Resumo

O objetivo geral da presente pesquisa foi analisar a influência da cultura organizacional nas práticas de gestão de pessoas em uma organização hoteleira de grande porte, localizada em Belo Horizonte, pertencente ao Grupo Accor. A pesquisa realizada caracteriza-se como qualitativo-descritiva e o meio de investigação utilizado foi o estudo de caso. Sete sujeitos de pesquisa foram escolhidos, intencionalmente, e as entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo do tipo categorial temática. Os principais traços da cultura que balizam a atuação das unidades hoteleiras estão ancorados nos valores emanados do Grupo, e tratam de respeito, confiança, inovação, espírito de conquista e performance. A pesquisa deixou claro que há uma forte influência da cultura do Grupo Accor sobre as práticas de gestão de pessoas e, ainda, que as esferas de atuação dos colaboradores e gestores são amplamente controladas. Palavras-chave: Cultura Organizacional – Recursos Humanos – Hotelaria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Souto, S. R., & Garcia, F. C. (2009). A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE HOTELARIA DE MINAS GERAIS. Turismo: Visão E Ação, 11(1), 41–62. https://doi.org/10.14210/rtva.v11n1.p41 - 62

Edição

Seção

Artigos