Jornalismo móvel e hiperlocal: a experiência do PorAqui em Pernambuco

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v19n01.p7-18

Keywords:

Jornalismo móvel e hiperlocal, cultura participativa, Repórter-amador.

Abstract

O jornalismo móvel e hiperlocal se fortalece diante da cultura da convergência, que possibilita a pluralidade de produção de notícias locais a partir do estímulo à participação com a produção de conteúdos pelos usuários. O público não apenas sugere temas, mas atua como repórter-amador, abalando o próprio campo do jornalismo ao usar as plataformas on-line para construção das notícias. Este artigo problematiza como o PorAqui constitui uma experiência de jornalismo móvel, hiperlocal e colaborativo. Para isso, a pesquisa realiza uma revisão bibliográfica dos conceitos-chave da proposta, como convergência, cultura participativa e jornalismo hiperlocal e desenvolve um estudo de caso com uma análise do aplicativo para smartphones PorAqui. Por fim, mostra-se como esse fenômeno sinaliza para a renovação do mercado de trabalho tanto para os grandes veículos da imprensa quanto para os jornalistas que atuam fora dos conglomerados de comunicação.

Author Biographies

Carolina Dantas Figueiredo, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Comunicação Social. Mestre em Sociologia.

Sheila Borges de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Professora adjunta do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Sociologia, mestra em Comunicação, especialista em História Contemporânea, jornalista e publicitária.

Diego Gouveia, Universidade Federal de Pernambuco

Jornalista e professor do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuc

Published

2020-07-14

Issue

Section

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA