Jornalismo móvel e hiperlocal: a experiência do PorAqui em Pernambuco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v19n01.p7-18

Palabras clave:

Jornalismo móvel e hiperlocal, cultura participativa, Repórter-amador.

Resumen

O jornalismo móvel e hiperlocal se fortalece diante da cultura da convergência, que possibilita a pluralidade de produção de notícias locais a partir do estímulo à participação com a produção de conteúdos pelos usuários. O público não apenas sugere temas, mas atua como repórter-amador, abalando o próprio campo do jornalismo ao usar as plataformas on-line para construção das notícias. Este artigo problematiza como o PorAqui constitui uma experiência de jornalismo móvel, hiperlocal e colaborativo. Para isso, a pesquisa realiza uma revisão bibliográfica dos conceitos-chave da proposta, como convergência, cultura participativa e jornalismo hiperlocal e desenvolve um estudo de caso com uma análise do aplicativo para smartphones PorAqui. Por fim, mostra-se como esse fenômeno sinaliza para a renovação do mercado de trabalho tanto para os grandes veículos da imprensa quanto para os jornalistas que atuam fora dos conglomerados de comunicação.

Biografía del autor/a

Carolina Dantas Figueiredo, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Comunicação Social. Mestre em Sociologia.

Sheila Borges de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Professora adjunta do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Sociologia, mestra em Comunicação, especialista em História Contemporânea, jornalista e publicitária.

Diego Gouveia, Universidade Federal de Pernambuco

Jornalista e professor do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuc

Publicado

2020-07-14

Número

Sección

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA