A utilização de releases na cobertura jornalística de uma eleição municipal: a circulação do discurso entre o político e o midiático
DOI:
https://doi.org/10.14210/vd.v13n01.p%25pKeywords:
Eleições municipais, Cobertura jornalística, Assessorias de campanha.Abstract
Apresentamos uma análise do uso de releases decampanha na cobertura jornalística da eleição municipal de 2012 emMariana, Minas Gerais. Considerando os vínculos teórico-metodológicosentre a nova retórica de Perelman e Tyteca e a sociologia dalinguagem de Volochinov abordamos a circulação do discurso entre asassessorias de imprensa dos candidatos e os jornais. Para abordar o contexto social recorremos àobservação-participante e à sociologia interacionista de Becker. Aanálise do uso de dois realeases de campanha numa mesma edição de umdos jornais permite mostrar acomplexidade da circulação do discurso, quandocontrastada a materialidade textual ao contexto social de sua produção.
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