A utilização de releases na cobertura jornalística de uma eleição municipal: a circulação do discurso entre o político e o midiático

Authors

  • Marcos Vieira de Queiroz UFOP
  • Ubiratan Vieira UFOP

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v13n01.p%25p

Keywords:

Eleições municipais, Cobertura jornalística, Assessorias de campanha.

Abstract

Apresentamos uma análise do uso de releases decampanha na cobertura jornalística da eleição municipal de 2012 emMariana, Minas Gerais. Considerando os vínculos teórico-metodológicosentre a nova retórica de Perelman e Tyteca e a sociologia dalinguagem de Volochinov abordamos a circulação do discurso entre asassessorias de imprensa dos candidatos e os jornais. Para abordar o contexto social recorremos àobservação-participante e à sociologia interacionista de Becker. Aanálise do uso de dois realeases de campanha numa mesma edição de umdos jornais permite mostrar acomplexidade da circulação do discurso, quandocontrastada a materialidade textual ao contexto social de sua produção.

Author Biographies

Marcos Vieira de Queiroz, UFOP

Mestrando no programa de Pós-Graduação em Letras da UFOP.

Ubiratan Vieira, UFOP

Professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto, campus Mariana, onde atua desde 2008 como professor de sociologia no curso de Jornalismo e como coordenador de projetos de extensão voltados para a formação de professores e a mobilização social sobre deficiência. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), realizou estágio pós-Doutoral (2006-2008) no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, com atividades junto ao Grupo de Pesquisa do CNPq "Linguagem e Identidade: abordagens pragmáticas"

Published

2014-07-08