Princesa congelada? Uma leitura feminista de Frozen - uma aventura congelante

Autores/as

  • Jacqueline Sobral PUC-Rio
  • Beatriz Beraldo PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v14n02.p%25p

Palabras clave:

Comunicação, Infância, Feminismo

Resumen

O presente artigo se vale das teorias da representação social para debater a construção simbólica do papel da mulher na sociedade, tendo como suporte as narrativas de contos de fada, em especial as histórias produzidas pela Disney. Partindo da hipótese de que o filme Frozen - uma aventura congelante (Frozen, 2014) representa uma leitura moderna dos tradicionais contos de fadas, propomos pensar o protagonismo da “princesa Elsa” como uma possível adoção de diretrizes feministas na construção de histórias infantis por um dos maiores conglomerados de mídia do mundo.

Biografía del autor/a

Jacqueline Sobral, PUC-Rio

Jornalista, Doutoranda em Educação pela PUC-Rio, Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP.

Beatriz Beraldo, PUC-Rio

Doutoranda do PPGCOM da PUC-Rio, Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP.

Publicado

2016-02-12