Princesa congelada? Uma leitura feminista de Frozen - uma aventura congelante

Autores

  • Jacqueline Sobral PUC-Rio
  • Beatriz Beraldo PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v14n02.p%25p

Palavras-chave:

Comunicação, Infância, Feminismo

Resumo

O presente artigo se vale das teorias da representação social para debater a construção simbólica do papel da mulher na sociedade, tendo como suporte as narrativas de contos de fada, em especial as histórias produzidas pela Disney. Partindo da hipótese de que o filme Frozen - uma aventura congelante (Frozen, 2014) representa uma leitura moderna dos tradicionais contos de fadas, propomos pensar o protagonismo da “princesa Elsa” como uma possível adoção de diretrizes feministas na construção de histórias infantis por um dos maiores conglomerados de mídia do mundo.

Biografia do Autor

Jacqueline Sobral, PUC-Rio

Jornalista, Doutoranda em Educação pela PUC-Rio, Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP.

Beatriz Beraldo, PUC-Rio

Doutoranda do PPGCOM da PUC-Rio, Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP.

Downloads

Publicado

2016-02-12