Enunciação e Imagem: Apontamentos para o estudo da Fotografia Publicitária e suas Relações com o Fenômeno-Marca
DOI:
https://doi.org/10.14210/vd.v16n01.p%25pKeywords:
análise de dicurso, semiótica plástica, fotografia publicitária, enunciação, marcas.Abstract
Apesar de a Análise de Discurso estar, a priori, instrumentalizada para o estudo de diversos materiais significantes, tomando-os em sua condição de práticas discursivas, é inegável que seus avanços sejam mais perceptíveis no estudo da matéria verbal. Contudo, o discurso publicitário contemporâneo faz intenso uso das imagens, o que nos impõe o refinamento conceitual e metodológico da Análise do Discurso, sobretudo no que se refere ao estudo da enunciação, que, para a publicidade, é um elemento crucial para explicarmos como o discurso das marcas contemporâneas estabelece relações com seus leitores/consumidores. Dessa forma, esse artigo discute o conceito de enunciação aplicado à fotografia publicitária, com especial destaque para a instância de pessoa e o posicionamento das marcas contemporâneas a partir da sua publicidade.
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