Enunciação e Imagem: Apontamentos para o estudo da Fotografia Publicitária e suas Relações com o Fenômeno-Marca

Autores/as

  • Nelson Soares Pereira Junior Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Pesquisador do CEPAD (Centro de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso e Mídia); Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) - professor do quadro efetivo.

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v16n01.p%25p

Palabras clave:

análise de dicurso, semiótica plástica, fotografia publicitária, enunciação, marcas.

Resumen

Apesar de a Análise de Discurso estar, a priori, instrumentalizada para o estudo de diversos materiais significantes, tomando-os em sua condição de práticas discursivas, é inegável que seus avanços sejam mais perceptíveis no estudo da matéria verbal. Contudo, o discurso publicitário contemporâneo faz intenso uso das imagens, o que nos impõe o refinamento conceitual e metodológico da Análise do Discurso, sobretudo no que se refere ao estudo da enunciação, que, para a publicidade, é um elemento crucial para explicarmos como o discurso das marcas contemporâneas estabelece relações com seus leitores/consumidores. Dessa forma, esse artigo discute o conceito de enunciação aplicado à fotografia publicitária, com especial destaque para a instância de pessoa e o posicionamento das marcas contemporâneas a partir da sua publicidade. 

Biografía del autor/a

Nelson Soares Pereira Junior, Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Pesquisador do CEPAD (Centro de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso e Mídia); Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) - professor do quadro efetivo.

Doutor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espírito (UFES). Professor do curso de Publicidade e Propaganda e Artes Visuais da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). E-mail: nsoares@outlook.com.

Publicado

2017-03-08

Número

Sección

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA