Gênero na educação e educação de gênero: a invisibilidade da mulher apesar de principal protagonista
DOI:
https://doi.org/10.14210/vd.v18n02.p6-19Palabras clave:
Escola, Gênero, ConsciênciaResumen
O texto se apoia em fatos históricos e recentes como ponto de partida para impulsionar o debate sobre gênero e educação e educação de gênero, dentro e fora da escola. Problematiza a padronização dos modos de ser, pensar, portar e comportar, bem como os esquemas binários de gênero que ainda operam na sociedade e nos contextos educacionais. A coleta de dados foi feita a partir de análise documental de notícias de jornais e revisão bibliográfica sobre o assunto. A análise possibilitou compreender que, apesar das históricas conquistas, a mulher continua invisível mesmo quando é a principal protagonista. Cabe ressaltar que a desigualdade de gênero não afeta apenas as mulheres, mas toda a sociedade que também perde por ser refém de um sistema escolar que produz e reproduz desigualdades e injustiças.
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