Entre a farda e a minissaia: posições de sujeito em conflito

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v18n02.p41-54

Palabras clave:

Consumo cultural, Classe social, Análise de discurso.

Resumen

O consumo cultural de Néstor García Canclini é conjugado aos capitais de Pierre Bourdieu e à análise de discurso de Michel Pêcheux para a leitura da representação de classe na telenovela Salve Jorge (Rede Globo, 2012/2013), a partir dos comentários de receptores no Twitter sobre a personagem Érica (Flávia Alessandra). Como resultados, o imaginário de classe é articulado a um padrão estético hegemônico, o qual entra em conflito na trajetória da personagem: embora seu corpo seja visto pela audiência como um modelo ao consumo, seu usos são reprimidos e ela passa a ser designada pela recepção como “periguete”.

Biografía del autor/a

Sandra Depexe, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora e mestre em Comunicação, bacharel em Publicidade e Propaganda (UFSM). Pesquisadora da rede Obitel Brasil/UFSM.

Publicado

2019-12-16

Número

Sección

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA