Entre a farda e a minissaia: posições de sujeito em conflito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v18n02.p41-54

Palavras-chave:

Consumo cultural, Classe social, Análise de discurso.

Resumo

O consumo cultural de Néstor García Canclini é conjugado aos capitais de Pierre Bourdieu e à análise de discurso de Michel Pêcheux para a leitura da representação de classe na telenovela Salve Jorge (Rede Globo, 2012/2013), a partir dos comentários de receptores no Twitter sobre a personagem Érica (Flávia Alessandra). Como resultados, o imaginário de classe é articulado a um padrão estético hegemônico, o qual entra em conflito na trajetória da personagem: embora seu corpo seja visto pela audiência como um modelo ao consumo, seu usos são reprimidos e ela passa a ser designada pela recepção como “periguete”.

Biografia do Autor

Sandra Depexe, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora e mestre em Comunicação, bacharel em Publicidade e Propaganda (UFSM). Pesquisadora da rede Obitel Brasil/UFSM.

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Publicado

2019-12-16

Edição

Seção

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA