Desenvolvendo o Pensamento Computacional no Ensino Médio: um Aporte Baseado na Neurociência
DOI:
https://doi.org/10.14210/ijcthink.v1.n1.p28Palabras clave:
Pensamento Computacional, Neurociência, Ensino MédioResumen
INTRODUÇÃO: Desafios que demandam novas abordagens para serem resolvidos estão surgindo das constantes transformações da sociedade e da introdução de sistemas computacionais cada vez mais complexos. Neste contexto, o pensamento computacional pode ser visto como uma forma de resolver problemas, projetar sistemas e entender o comportamento humano. Este trabalho propõem um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento computacional em estudantes do ensino médio com fundamentos da Neurociência. OBJETIVO: O objetivo desse artigo é identificar possíveis mudanças na fisiologia cerebral pré e pós treinamento da lógica computacional e caracterizar as atividades cerebrais durante a resolução dos problemas do teste de lógica. MÉTODO: Para realizar este estudo, foi necessária à coleta de sinais cerebrais em dois momentos: antes do treinamento de lógica computacional e após o treinamento, enquanto os indivíduos resolviam um teste de lógica. RESULTADOS: A partir desses dados, analisam-se as áreas com maior atividade cerebral durante a resolução de cada questão proposta, que foram coletados através de técnica não-invasiva utilizando o equipamento de EEG (Eletroencefalograma) e de BCI (Brain Computer Interface) Actichamp da BrainVision. CONCLUSÃO: Como uma primeira implicação dos resultados, é possível afirmar que alunos ativaram maior número de áreas cerebrais antes de praticarem a lógica de programação.
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