INOVAÇÃO EM SERVIÇO ORIENTADA PARA GESTÃO DE RESÍDUOS: ESTUDO DE CASO EM UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v26n1(Jan/Abr).p094-109

Palavras-chave:

Inovação. Responsabilidade social corporativa. Partes interessadas. Gestão de resíduos.

Resumo

É consabido que a Construção Civil provoca externalidades de grande monta no ambiente. Este artigo contribui para a área da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) em organizações, buscando inovações que reduzam os impactos provocados por resíduos da Construção Civil na sociedade. O objetivo deste artigo é analisar a estruturação empresarial e melhores práticas em uma organização de pequeno porte que oferece inovação em serviço, orientada para gestão de resíduos, possibilitando descobrir quais melhorias podem ser implementadas neste processo evolutivo. Trata-se de um estudo de caso que teve as entrevistas participativas e a análise documental como instrumentos habilitadores. A organização escolhida conquistou prêmios devido a sua oferta de serviços inovadores que apoiam a gestão de resíduos da Construção Civil. Os resultados foram analisados sob a perspectiva da inovação, da RSC e da teoria dos stakeholders. Conclui-se que uma organização inova quando busca continuar agregando valor, transformando constrangimento ambiental em novos negócios. Pode-se alcançar melhores práticas em gestão dos resíduos por meio do conhecimento e das lições aprendidas e desenvolvidas por meio de um repositório que coleta, armazena e distribui informações sobre experiências em projetos. Por fim, é possível melhorar a confecção dos contratos, disponibilizando-os para consultas pelas partes interessadas e possibilitando melhor controle das tarefas.

Biografia do Autor

Eder Junior Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Concluiu doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2018; Mestre em Administração pela UFMG, 2015; Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), 1997. É professor de Gestão de Riscos e Contratos de Tecnologia da Informação no Instituto de Gestão de Tecnologia da Informação (IGTI). Foi professor de Gestão de Portfólio e Gestão de Processos na Newton Paiva. Foi professor assistente do curso Advanced Topics in Project Management na University of La Verne. Foi professor do Programa de Graduação em Administração do CEFET-MG e dos cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica com atuação em Sistemas de Informação Gerencial, Gestão de Projetos e Planejamento e Controle da Produção. Interesses de pesquisa: estratégia organizacional, responsabilidade social corporativa, gestão de sistemas de informação gerencial, administração da produção, empreendedorismo, gestão do conhecimento e inovação.

Carlos Alberto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais e FUMEC

Concluiu o doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), 1986; Mestre em Ciências em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), 1976. Foi professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de Software Básico e Matemática Computacional. Atualmente, é professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Titular da Fundação Mineira de Cultura, Universidade FUMEC. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração nas Universidades UFMG e FUMEC. Foi coordenador do Colegiado de Curso de Pós-Graduação em Administração na Universidade FUMEC; foi Coordenador do Colegiado de curso de graduação em Ciência da Computação e Coordenador do Colegiado do Curso de Tecnólogo em Computação da UFMG. Foi Professor de Física do Colégio Universitário da UFMG/COLUNI. Atuou no comitê Científico de Estratégia em Organizações ESO/ANPAD e como Coordenador da divisão ESO/ANPAD. Publicou vários artigos em periódicos especializados e apresentou trabalhos em congressos e eventos nacionais e internacionais; possui vários livros publicados, organizados e capítulos; participou do desenvolvimento de inúmeros trabalhos técnicos; organizou eventos de inovação e participou de vários eventos no exterior e no Brasil. Membro do Comitê de Estratégia da União Brasileira da Qualidade (UBQ MG). Coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Mercadologia e Estratégia em Organizações (NUME). Orientou inúmeras Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado, Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização e Iniciação Científica nas áreas de Administração e Ciência da Computação. Recebeu vários prêmios e/ou homenagens acadêmicas (como pode ser visto no Lattes). Atua na área de Administração com ênfase em Teorias da Estratégia das Organizações, Mercadologia, Sistemas de Inovação, Novos Métodos de Pesquisa em Administração e Neurociência Aplicada.

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Publicado

2019-05-24

Edição

Seção

Artigo