INNOVACIÓN EN SERVICIO ORIENTADA PARA LA GESTIÓN DE RESIDUOS: ESTUDIO DE CASO EN UNA PROVEEDORA DE SERVICIOS EN LA REGIÓN METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v26n1(Jan/Abr).p094-109

Palabras clave:

Innovación. Responsabilidad social corporativa. Partes interesadas. Gestión de residuos.

Resumen

Es del conocimiento común que la Construcción Civil causa grandes externalidades en el medio ambiente. Este artículo contribuye para el área de la Responsabilidad Social Corporativa (RSC) en organizaciones buscando innovaciones que reduzcan los impactos provocados por residuos de la Construcción Civil en la sociedad. El objetivo de este artículo es analizar la estructura del negocio y las mejores prácticas en una organización pequeña que ofrece innovación en el servicio orientado a la gestión de residuos, lo que permite descubrir qué mejoras se pueden implementar en este proceso evolutivo. Es un estudio de caso que tuvo entrevistas participativas y análisis documental como instrumentos habilitadores. La organización elegida ganó el premio debido a su oferta de servicios innovadores que apoyan la gestión de residuos de la Construcción Civil. Los resultados fueron analizados sobre la perspectiva de la innovación, RSC y teoría de las partes interesadas. En conclusión, una organización innova cuando busca continuar agregando valor, transformando la restricción ambiental en nuevos negocios. Las mejores prácticas en la gestión de residuos se pueden lograr a través del conocimiento y las lecciones aprendidas desarrolladas a través de un repositorio que recopila, almacena y distribuye información sobre experiencias en proyectos. Finalmente, es posible mejorar la preparación de los contratos, poniéndolos a disposición de las partes interesadas para su consulta y permitiendo un mejor control de las tareas.

Biografía del autor/a

Eder Junior Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Concluiu doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2018; Mestre em Administração pela UFMG, 2015; Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), 1997. É professor de Gestão de Riscos e Contratos de Tecnologia da Informação no Instituto de Gestão de Tecnologia da Informação (IGTI). Foi professor de Gestão de Portfólio e Gestão de Processos na Newton Paiva. Foi professor assistente do curso Advanced Topics in Project Management na University of La Verne. Foi professor do Programa de Graduação em Administração do CEFET-MG e dos cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica com atuação em Sistemas de Informação Gerencial, Gestão de Projetos e Planejamento e Controle da Produção. Interesses de pesquisa: estratégia organizacional, responsabilidade social corporativa, gestão de sistemas de informação gerencial, administração da produção, empreendedorismo, gestão do conhecimento e inovação.

Carlos Alberto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais e FUMEC

Concluiu o doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), 1986; Mestre em Ciências em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), 1976. Foi professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de Software Básico e Matemática Computacional. Atualmente, é professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Titular da Fundação Mineira de Cultura, Universidade FUMEC. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração nas Universidades UFMG e FUMEC. Foi coordenador do Colegiado de Curso de Pós-Graduação em Administração na Universidade FUMEC; foi Coordenador do Colegiado de curso de graduação em Ciência da Computação e Coordenador do Colegiado do Curso de Tecnólogo em Computação da UFMG. Foi Professor de Física do Colégio Universitário da UFMG/COLUNI. Atuou no comitê Científico de Estratégia em Organizações ESO/ANPAD e como Coordenador da divisão ESO/ANPAD. Publicou vários artigos em periódicos especializados e apresentou trabalhos em congressos e eventos nacionais e internacionais; possui vários livros publicados, organizados e capítulos; participou do desenvolvimento de inúmeros trabalhos técnicos; organizou eventos de inovação e participou de vários eventos no exterior e no Brasil. Membro do Comitê de Estratégia da União Brasileira da Qualidade (UBQ MG). Coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Mercadologia e Estratégia em Organizações (NUME). Orientou inúmeras Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado, Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização e Iniciação Científica nas áreas de Administração e Ciência da Computação. Recebeu vários prêmios e/ou homenagens acadêmicas (como pode ser visto no Lattes). Atua na área de Administração com ênfase em Teorias da Estratégia das Organizações, Mercadologia, Sistemas de Inovação, Novos Métodos de Pesquisa em Administração e Neurociência Aplicada.

Publicado

2019-05-24

Número

Sección

Artigo