INOVAÇÃO EM SERVIÇO ORIENTADA PARA GESTÃO DE RESÍDUOS: ESTUDO DE CASO EM UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v26n1(Jan/Abr).p094-109Palavras-chave:
Inovação. Responsabilidade social corporativa. Partes interessadas. Gestão de resíduos.Resumo
É consabido que a Construção Civil provoca externalidades de grande monta no ambiente. Este artigo contribui para a área da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) em organizações, buscando inovações que reduzam os impactos provocados por resíduos da Construção Civil na sociedade. O objetivo deste artigo é analisar a estruturação empresarial e melhores práticas em uma organização de pequeno porte que oferece inovação em serviço, orientada para gestão de resíduos, possibilitando descobrir quais melhorias podem ser implementadas neste processo evolutivo. Trata-se de um estudo de caso que teve as entrevistas participativas e a análise documental como instrumentos habilitadores. A organização escolhida conquistou prêmios devido a sua oferta de serviços inovadores que apoiam a gestão de resíduos da Construção Civil. Os resultados foram analisados sob a perspectiva da inovação, da RSC e da teoria dos stakeholders. Conclui-se que uma organização inova quando busca continuar agregando valor, transformando constrangimento ambiental em novos negócios. Pode-se alcançar melhores práticas em gestão dos resíduos por meio do conhecimento e das lições aprendidas e desenvolvidas por meio de um repositório que coleta, armazena e distribui informações sobre experiências em projetos. Por fim, é possível melhorar a confecção dos contratos, disponibilizando-os para consultas pelas partes interessadas e possibilitando melhor controle das tarefas.Downloads
Publicado
2019-05-24
Edição
Seção
Artigo