SERVICE INNOVATION FOR WASTE MANAGEMENT: A CASE STUDY OF A SERVICE PROVIDER IN THE METROPOLITAN REGION OF BELO HORIZONTE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v26n1(Jan/Abr).p094-109

Keywords:

Innovation. Corporate social responsibility. Stakeholders. Waste management.

Abstract

It is common knowledge that civil construction industry causes large externalities in the environment. This article contributes to the area of corporate social responsibility in organizations seeking innovations that reduce the impacts caused by construction waste in society. The objective of this article is to analyze the business structuring and best practices in a small organization that offers innovation in service oriented to waste management, seeking to discover which improvements can be implemented in this evolutionary process. It is a case study that involved participatory interviews and documentary analysis as enabling instruments. The chosen organization won an award due to its offer of innovative services that support waste management in the construction industry. The results were analyzed from the perspectives of innovation, RSC, and Stakeholder Theory. In conclusion, an organization innovates when it seeks to continue adding value, transforming environmental constraints into new business. Best practices in waste management can be achieved through the knowledge and lessons learned and developed through a repository that collects, stores and distributes information about experiences in projects. Finally, it is possible to improve the preparation of the contracts, making them available for consultation by interested parties and enabling better control of tasks.

Author Biographies

Eder Junior Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Concluiu doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2018; Mestre em Administração pela UFMG, 2015; Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), 1997. É professor de Gestão de Riscos e Contratos de Tecnologia da Informação no Instituto de Gestão de Tecnologia da Informação (IGTI). Foi professor de Gestão de Portfólio e Gestão de Processos na Newton Paiva. Foi professor assistente do curso Advanced Topics in Project Management na University of La Verne. Foi professor do Programa de Graduação em Administração do CEFET-MG e dos cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica com atuação em Sistemas de Informação Gerencial, Gestão de Projetos e Planejamento e Controle da Produção. Interesses de pesquisa: estratégia organizacional, responsabilidade social corporativa, gestão de sistemas de informação gerencial, administração da produção, empreendedorismo, gestão do conhecimento e inovação.

Carlos Alberto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais e FUMEC

Concluiu o doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), 1986; Mestre em Ciências em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), 1976. Foi professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de Software Básico e Matemática Computacional. Atualmente, é professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Titular da Fundação Mineira de Cultura, Universidade FUMEC. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração nas Universidades UFMG e FUMEC. Foi coordenador do Colegiado de Curso de Pós-Graduação em Administração na Universidade FUMEC; foi Coordenador do Colegiado de curso de graduação em Ciência da Computação e Coordenador do Colegiado do Curso de Tecnólogo em Computação da UFMG. Foi Professor de Física do Colégio Universitário da UFMG/COLUNI. Atuou no comitê Científico de Estratégia em Organizações ESO/ANPAD e como Coordenador da divisão ESO/ANPAD. Publicou vários artigos em periódicos especializados e apresentou trabalhos em congressos e eventos nacionais e internacionais; possui vários livros publicados, organizados e capítulos; participou do desenvolvimento de inúmeros trabalhos técnicos; organizou eventos de inovação e participou de vários eventos no exterior e no Brasil. Membro do Comitê de Estratégia da União Brasileira da Qualidade (UBQ MG). Coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Mercadologia e Estratégia em Organizações (NUME). Orientou inúmeras Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado, Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização e Iniciação Científica nas áreas de Administração e Ciência da Computação. Recebeu vários prêmios e/ou homenagens acadêmicas (como pode ser visto no Lattes). Atua na área de Administração com ênfase em Teorias da Estratégia das Organizações, Mercadologia, Sistemas de Inovação, Novos Métodos de Pesquisa em Administração e Neurociência Aplicada.

Published

2019-05-24

Issue

Section

Article