EXPULSION AND CONTROVERSY! THE CRISIS MANAGEMENT OF A REALITY PARTICIPANT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v29n3(Set/Dez).p281-294

Keywords:

Big Brother Brazil, Crisis Management, ; Image Management, Engagement, Digital Influencers

Abstract

Dilemma: The dilemma focuses on the strategies adopted to manage the crisis of a digital influencer participating in a reality show.

Educational objective: The case was designed to discuss the importance of how fast and effective actions, in the communication and analysis of data from social media, have an impact on detouring the image problem and stimulating billing and engagement after the reality show.

Context: This teaching case focuses on the story of a reality show participant, broadcast on Brazilian television, who went through a serious image crisis on the last day of the program.

Main topic: Crisis management in social media.

Audience: The use of the case is indicated for undergraduate courses in Administration and Marketing, Advertising and Public Relations, as well as specialization courses in different themes of marketing management and crisis management.

Originality/value: At the end of the discussion, the following learning objectives are expected to be achieved: (1) the relevance of using social networks to create reactive narratives in case of crises; (2) how quick reaction during the crisis impacted engagement; (3) how the actions taken during the program impacted the billing after the reality.

Author Biographies

Ricardo Limongi, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Administração pela PUC-GO, Pós Graduado em Gestão Financeira e Controladoria pela FGV-RJ e Gestão Financeira pela PUC-GO, Mestre em Administração pela Unisinos, e Doutor em Administração na linha de Estratégias de Marketing pela EAESP/FGV, com período sanduíche na Cornell University sob supervisão de Vithala Rao. Suas pesquisas já foram indicadas e/ou premiadas pela base de dados internacional Emerald (2015/2017) e em eventos científicos como SEMEAD (2013) e EMA (2014/2018). Teve 2 projetos aprovados em Editais Científicos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e 1 pelo CNPQ. Atualmente é Editor Associado da Revista Contabilidade, Gestão e Governança (CGG). Pesquisador e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Administração da UFG onde trabalha com temas ligados a Economia Comportamental e Desempenhos Aplicados ao Marketing; Modelagem Econométrica e Experimentos em Marketing. Proponente da proposta de track Estratégia e Desempenho em Marketing e Vendas aprovada para 2019/2020 pela ANPAD. Professor Visitante no Master's Program in Marketing na Universidad de Santiago de Chile. Foi o idealizador em 2012, e atua como coordenador, do ADMKT - Grupo de Pesquisa e Extensão em Marketing e Comportamento do Consumidor (https://www.face.ufg.br/admkt/), certificado pelo CNPq.

Ludimila Silvânia Spindola, Universidade Federal de Goiás

Designer UX graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal de Goiás (2008). Tem experiência com UX, abrangendo os campos de usabilidade, arquitetura de informação e criação de interfaces. Pesquisar, projetar e inovar. O foco é o usuário. IHC.

Rafael Barreiros Porto, Universidade de Brasília

É professor Associado no Departamento de Administração da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UnB (PPGA/UnB). É bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq e ele é diretor de Comunicação e Publicação da ANPAD 2021-2023. Ele concluiu seu doutorado em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília e pós doutorado em Economia Comportamental aplicada ao Marketing pela Cardiff Business School (UK). Atuou como o editor-chefe da Revista Contabilidade, Gestão e Governança (Qualis A3), ele foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UnB, ex coordenador da linha de pesquisa Estratégia, Marketing e Inovação neste programa e foi membro de comitê de avaliação de Programas de Pós-Graduação em Administração, Contabilidade e Turismo, Qualis Periódico e Qualis Livro da Capes. Ele é líder do Núcleo de Pesquisa Experimenta - pesquisa em desempenho de estratégia e marketing. Concluiu 4 orientações de doutorado e 14 de mestrado acadêmico e 1 pós doutorado. Atua na área de Administração, com ênfase em marketing e estratégia. Temas de interesse: economia comportamental aplicada ao marketing e suas consequências empresariais; modelagem econométrica e experimental em marketing; dinâmica dos efeitos do marketing no desempenho financeiro empresarial; influência das atividades de marketing na compra e escolha de marcas; branding & brand equity.

André Luiz Barbosa da Silva, Universidade Federal de Goiás

Pesquisador de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) na Universidade Federal de Goiás. É Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo, na área de Estratégias de Marketing. Mestrado em Administração de Empresas pela PUC-SP (2011). Atuou como professor adjunto substituto na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e foi Coordenador e professor do Curso de Graduação em Administração no Centro Universitário São Camilo-SP. Experiência em cursos de MBAs na área de gestão e marketing Ibmec, Senac, Trevisan e Universidade Federal de Goiás. Pesquisador da área de Marketing com produção de artigos científicos e pesquisas aplicadas. Tem interesse de pesquisa em teoria institucional, legitimidade, empreendedor institucional com ênfase em marketing, emoções no comportamento de compra e jornada de compra.

References

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Published

2023-04-14

Issue

Section

Case for Teaching