¡EXPULSIÓN Y CONTROVERSIA! LA GESTIÓN DE CRISIS DE UN PARTICIPANTE DE LA REALIDAD

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v29n3(Set/Dez).p281-294

Palabras clave:

Gestión de Crisis, Gestión de Imágenes, Compromiso, Influentes Digitales, Big Brother Brasil

Resumen

Dilema: El dilema se centra en las estrategias adoptadas para gestionar la crisis de un influyente digital que participa en un programa de telerrealidad.

Objetivo educativo: El caso fue diseñado para discutir la importancia de cómo las acciones rápidas y efectivas, en la comunicación y el análisis de datos de las redes sociales, inciden en sortear el problema de la imagen y estimular la facturación y el compromiso después del programa de telerrealidad.

Contexto: Este caso didáctico se centra en la historia de un participante de un programa de telerrealidad, transmitido por la televisión brasileña, que pasó por una grave crisis de imagen en el último día del programa.

Tema principal: Gestión de crisis en redes sociales.

Público: El uso del estuche está indicado para cursos de pregrado en Administración y Mercadeo, Publicidad y Relaciones Públicas, así como cursos de especialización en diferentes temas de gerencia de mercadeo y manejo de crisis.

Originalidad/valor: Al final de la discusión, se espera lograr los siguientes objetivos de aprendizaje: (1) la relevancia del uso de las redes sociales para crear narrativas reactivas en caso de crisis; (2) cómo la reacción rápida durante la crisis impactó el compromiso; (3) cómo las acciones tomadas durante el curso del programa impactaron la facturación después de la realidad.

Biografía del autor/a

Ricardo Limongi, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Administração pela PUC-GO, Pós Graduado em Gestão Financeira e Controladoria pela FGV-RJ e Gestão Financeira pela PUC-GO, Mestre em Administração pela Unisinos, e Doutor em Administração na linha de Estratégias de Marketing pela EAESP/FGV, com período sanduíche na Cornell University sob supervisão de Vithala Rao. Suas pesquisas já foram indicadas e/ou premiadas pela base de dados internacional Emerald (2015/2017) e em eventos científicos como SEMEAD (2013) e EMA (2014/2018). Teve 2 projetos aprovados em Editais Científicos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e 1 pelo CNPQ. Atualmente é Editor Associado da Revista Contabilidade, Gestão e Governança (CGG). Pesquisador e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Administração da UFG onde trabalha com temas ligados a Economia Comportamental e Desempenhos Aplicados ao Marketing; Modelagem Econométrica e Experimentos em Marketing. Proponente da proposta de track Estratégia e Desempenho em Marketing e Vendas aprovada para 2019/2020 pela ANPAD. Professor Visitante no Master's Program in Marketing na Universidad de Santiago de Chile. Foi o idealizador em 2012, e atua como coordenador, do ADMKT - Grupo de Pesquisa e Extensão em Marketing e Comportamento do Consumidor (https://www.face.ufg.br/admkt/), certificado pelo CNPq.

Ludimila Silvânia Spindola, Universidade Federal de Goiás

Designer UX graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal de Goiás (2008). Tem experiência com UX, abrangendo os campos de usabilidade, arquitetura de informação e criação de interfaces. Pesquisar, projetar e inovar. O foco é o usuário. IHC.

Rafael Barreiros Porto, Universidade de Brasília

É professor Associado no Departamento de Administração da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UnB (PPGA/UnB). É bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq e ele é diretor de Comunicação e Publicação da ANPAD 2021-2023. Ele concluiu seu doutorado em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília e pós doutorado em Economia Comportamental aplicada ao Marketing pela Cardiff Business School (UK). Atuou como o editor-chefe da Revista Contabilidade, Gestão e Governança (Qualis A3), ele foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UnB, ex coordenador da linha de pesquisa Estratégia, Marketing e Inovação neste programa e foi membro de comitê de avaliação de Programas de Pós-Graduação em Administração, Contabilidade e Turismo, Qualis Periódico e Qualis Livro da Capes. Ele é líder do Núcleo de Pesquisa Experimenta - pesquisa em desempenho de estratégia e marketing. Concluiu 4 orientações de doutorado e 14 de mestrado acadêmico e 1 pós doutorado. Atua na área de Administração, com ênfase em marketing e estratégia. Temas de interesse: economia comportamental aplicada ao marketing e suas consequências empresariais; modelagem econométrica e experimental em marketing; dinâmica dos efeitos do marketing no desempenho financeiro empresarial; influência das atividades de marketing na compra e escolha de marcas; branding & brand equity.

André Luiz Barbosa da Silva, Universidade Federal de Goiás

Pesquisador de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) na Universidade Federal de Goiás. É Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo, na área de Estratégias de Marketing. Mestrado em Administração de Empresas pela PUC-SP (2011). Atuou como professor adjunto substituto na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e foi Coordenador e professor do Curso de Graduação em Administração no Centro Universitário São Camilo-SP. Experiência em cursos de MBAs na área de gestão e marketing Ibmec, Senac, Trevisan e Universidade Federal de Goiás. Pesquisador da área de Marketing com produção de artigos científicos e pesquisas aplicadas. Tem interesse de pesquisa em teoria institucional, legitimidade, empreendedor institucional com ênfase em marketing, emoções no comportamento de compra e jornada de compra.

Citas

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Publicado

2023-04-14

Número

Sección

Caso para Ensino