BEFORE IT WAS A FLY IN THE SOUP, SÔ! DONA ZIZI'S MURMURS IN PANDEMIC TIMES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v29n3(Set/Dez).p343-359

Keywords:

Decision making, Crisis times, COVID-19 pandemic, Delivery

Abstract

ABSTRACT

Dilemma: In scenario of grand uncertainty arising from the pandemic, is it still viable to maintain the tradition of betting only on face-to-face service or is it time to join the delivery system? Is that just enough?

Educational objective: This case aims to provide students with experiences of situations consistent with organizational reality and development of decision-making capacity, when analyzing the dilemma of implementing or not an alternative care system, given the restrictive measures of operation arising from the pandemic of COVID-19.

Contextualization: The advent of COVID-19 caused drastic changes in the daily life of brazilian enterprises, including in the Food Out of Home (AFL) sector. Dona Zizi and her son Pedro, owners of a homemade food restaurant in the municipality of Goiânia, needed to reinvent themselves in the pandemic period to avoid the loss of customers, the massive layoffs and the closure of the establishment.

Main topic: Decision making in times of pandemic.

Audience: Students at undergraduate level in administration, in the disciplines of marketing, entrepreneurship and strategic planning.

Originality/value: Students assume the role of manager and make decisions about a series of concerns that arise in the daily lives of companies in times of crisis. The study rescues basic concepts of the marketing mix and decision theory, in search of answers to solve the change scenario, competition, strategic alternatives and improve the Gastrô Mineiro's value proposition.

Author Biographies

Ananias Costa Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Graduação em Administração pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP e Graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Paulista. Atua como Professor de Gestão do quadro efetivo do Instituto Federal do Amapá - IFAP. Foi Diretor do Departamento de Contabilidade e Assistente Administrativo do quadro efetivo da Prefeitura Municipal de Tartarugalzinho - AP. Foi Chefe da Divisão de Acompanhamento e Avaliação e Assistente em Administração do quadro efetivo da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica e Gestão de Pessoas e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: alinhamento estratégico, Pricing, clima organizacional, planejamento estratégico, políticas e práticas de gestão de pessoas, gestão participativa, planejamento e políticas públicas.

Maria Salete Batista Freitag, Universidade Federal de Goiás

Professora Associada II da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá - RJ, Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com período Sanduiche na Universidade de Aveiro Portugal. Atualmente é professora da graduação e do PPGADM /UFG Programa de Pós-Graduação em Administração, nível de mestrado e de doutorado, vinculada à linha Estratégia, Empreendedorismo e Inovação, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Aprendizagem nas Organizações. Na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa ? ANPAD foi líder do tema Ação Docente e Ambiente de Aprendizagem da Divisão EPQ. É membro da comissão científica do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ). Teve projetos aprovados em Editais Científicos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) Tem experiência de Gestão e ensino na área de Gestão de Pessoas. Na pesquisa tem como área de interesse a aprendizagem nas organizações.

Viviane Santos Fonseca, Instituto Federal do Amapá

Mestre em Administração - Centro Universitário UNIHORIZONTES (2017). Especialização Gestão em Saúde (2013) e Especialização em Gestão de Negócios com Área de Concentração em Marketing (2007) pela Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES. Graduação em Administração - FAVENORTE (2016); Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado (2003) e Graduação em Ciências Sociais Licenciatura (2004) pela Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES.

Leandro Gomes de Oliveira, Instituto Federal do Amapá

Possui graduação em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (2010) e em Administração pela Universidade de Franca (2018), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e (2019). Tem experiência na área de Economia e Administração com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, programa nacional de alimentação escolar, programa de aquisição de alimentos, comercialização agrícola, operações de escritório, gestão da cadeia de suprimentos, canais de distribuição, logística e viabilidade econômica.

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Published

2023-04-14

Issue

Section

Case for Teaching