ANTES FOSSE UMA MOSCA NA SOPA, SÔ! MURMÚRIOS DE DONA ZIZI EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v29n3(Set/Dez).p343-359

Palavras-chave:

Tomada de decisão, Tempos de crise, Pandemia da COVID-19, delivery

Resumo

RESUMO

Dilema: Em cenários de grandes incertezas decorrentes da pandemia, ainda é viável manter a tradição de apostar somente no atendimento presencial ou é hora de aderir ao sistema de delivery? Somente isso é suficiente?

Objetivo educacional: Este caso para ensino visa propiciar aos discentes vivências de situações condizentes com a realidade organizacional e o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão, ao analisar o dilema de implantação ou não de um sistema alternativo de atendimento, dadas as medidas restritivas de funcionamento decorrentes da pandemia da COVID-19.

Contextualização: O advento da COVID-19 ocasionou mudanças drásticas no cotidiano dos empreendimentos brasileiros, inclusive no setor de Alimentação Fora do Lar (AFL). Dona Zizi e seu filho Pedro, donos de um restaurante de comida caseira no município de Goiânia, precisaram reinventar o formato do atendimento ao cliente no período pandêmico, com intuído de evitar a perda da clientela, a demissão em massa de colaboradores e o fechamento do estabelecimento.

Tema principal: Tomada de decisão em tempos de pandemia.

Público: O caso pode ser aplicado a estudantes dos cursos de graduação em administração, nas disciplinas de marketing, empreendedorismo e planejamento estratégico.

Originalidade/valor: Os discentes irão assumir o papel do gestor e tomar decisões sobre um leque de inquietações e problemas que surgiram no cotidiano do Gastrô Mineiro, no período da pandemia. Este caso de ensino resgata conceitos teóricos básicos sobre Mix de Marketing, Cinco Forças de Porter, Teoria da Decisão e Análise da Concorrência, com objetivo de traçar estratégias que atendam as contingências decorrentes da pandemia e ampliar a proposta de valor do restaurante em estudo.

Biografia do Autor

Ananias Costa Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Graduação em Administração pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP e Graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Paulista. Atua como Professor de Gestão do quadro efetivo do Instituto Federal do Amapá - IFAP. Foi Diretor do Departamento de Contabilidade e Assistente Administrativo do quadro efetivo da Prefeitura Municipal de Tartarugalzinho - AP. Foi Chefe da Divisão de Acompanhamento e Avaliação e Assistente em Administração do quadro efetivo da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica e Gestão de Pessoas e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: alinhamento estratégico, Pricing, clima organizacional, planejamento estratégico, políticas e práticas de gestão de pessoas, gestão participativa, planejamento e políticas públicas.

Maria Salete Batista Freitag, Universidade Federal de Goiás

Professora Associada II da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá - RJ, Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com período Sanduiche na Universidade de Aveiro Portugal. Atualmente é professora da graduação e do PPGADM /UFG Programa de Pós-Graduação em Administração, nível de mestrado e de doutorado, vinculada à linha Estratégia, Empreendedorismo e Inovação, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Aprendizagem nas Organizações. Na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa ? ANPAD foi líder do tema Ação Docente e Ambiente de Aprendizagem da Divisão EPQ. É membro da comissão científica do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ). Teve projetos aprovados em Editais Científicos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) Tem experiência de Gestão e ensino na área de Gestão de Pessoas. Na pesquisa tem como área de interesse a aprendizagem nas organizações.

Viviane Santos Fonseca, Instituto Federal do Amapá

Mestre em Administração - Centro Universitário UNIHORIZONTES (2017). Especialização Gestão em Saúde (2013) e Especialização em Gestão de Negócios com Área de Concentração em Marketing (2007) pela Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES. Graduação em Administração - FAVENORTE (2016); Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado (2003) e Graduação em Ciências Sociais Licenciatura (2004) pela Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES.

Leandro Gomes de Oliveira, Instituto Federal do Amapá

Possui graduação em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (2010) e em Administração pela Universidade de Franca (2018), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e (2019). Tem experiência na área de Economia e Administração com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, programa nacional de alimentação escolar, programa de aquisição de alimentos, comercialização agrícola, operações de escritório, gestão da cadeia de suprimentos, canais de distribuição, logística e viabilidade econômica.

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Publicado

2023-04-14

Edição

Seção

Caso para Ensino