ANTES DE QUE FUERA UNA MOSCA EN LA SOPA, SÔ! LOS SOPLOS DE DOÑA ZIZI EN TIEMPOS DE PANDEMIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v29n3(Set/Dez).p343-359

Palabras clave:

Toma de decisiones, tiempos de crisis, Pandemia de COVID-19, Entrega

Resumen

RESUMEN

Dilema: En escenarios de grandes incertidumbres derivados de la pandemia, ¿sigue siendo viable mantener la tradición de apostar solo por la atención presencial o es momento de sumarse al sistema de entrega? ¿Es eso suficiente?

Objetivo educativo: Este caso tiene como objetivo brindar a los estudiantes experiencias de situaciones acordes con la realidad organizacional y desarrollo de la capacidad de toma de decisiones, al momento de analizar el dilema de implementar o no un sistema de cuidado alternativo, dadas las medidas restrictivas de funcionamiento derivadas de la Pandemia de COVID-19.

Contextualización: El surgimiento del COVID-19 provocó cambios drásticos en el día a día de las empresas brasileñas, incluso en el sector de Alimentos Fuera de Casa (AFL). Doña Zizi y su hijo Pedro, dueños de un restaurante de comida casera en el municipio de Goiânia, necesitaban reinventarse en el período de la pandemia para evitar la pérdida de clientes, el despido masivo de empleados y el cierre del establecimiento.

Tema principal: Toma de decisiones en tiempos de crisis.

Público: El caso puede aplicarse a estudiantes de en el nivel de pregrado en administración

Originalidad/valor: Los alumnos asumen el rol de gestor y toman decisiones sobre una serie de inquietudes y problemas que surgen en el día a día de las empresas en tiempos de crisis. El estudio rescata conceptos básicos del marketing mix, las cinco fuerzas de Porter y la teoría de la decisión, en busca de respuestas al escenario cambiante, análisis de la competencia, alternativas estratégicas y mejora de la propuesta de valor de Gastrô Mineiro.

Biografía del autor/a

Ananias Costa Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Graduação em Administração pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP e Graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Paulista. Atua como Professor de Gestão do quadro efetivo do Instituto Federal do Amapá - IFAP. Foi Diretor do Departamento de Contabilidade e Assistente Administrativo do quadro efetivo da Prefeitura Municipal de Tartarugalzinho - AP. Foi Chefe da Divisão de Acompanhamento e Avaliação e Assistente em Administração do quadro efetivo da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica e Gestão de Pessoas e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: alinhamento estratégico, Pricing, clima organizacional, planejamento estratégico, políticas e práticas de gestão de pessoas, gestão participativa, planejamento e políticas públicas.

Maria Salete Batista Freitag, Universidade Federal de Goiás

Professora Associada II da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá - RJ, Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com período Sanduiche na Universidade de Aveiro Portugal. Atualmente é professora da graduação e do PPGADM /UFG Programa de Pós-Graduação em Administração, nível de mestrado e de doutorado, vinculada à linha Estratégia, Empreendedorismo e Inovação, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Aprendizagem nas Organizações. Na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa ? ANPAD foi líder do tema Ação Docente e Ambiente de Aprendizagem da Divisão EPQ. É membro da comissão científica do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ). Teve projetos aprovados em Editais Científicos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) Tem experiência de Gestão e ensino na área de Gestão de Pessoas. Na pesquisa tem como área de interesse a aprendizagem nas organizações.

Viviane Santos Fonseca, Instituto Federal do Amapá

Mestre em Administração - Centro Universitário UNIHORIZONTES (2017). Especialização Gestão em Saúde (2013) e Especialização em Gestão de Negócios com Área de Concentração em Marketing (2007) pela Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES. Graduação em Administração - FAVENORTE (2016); Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado (2003) e Graduação em Ciências Sociais Licenciatura (2004) pela Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES.

Leandro Gomes de Oliveira, Instituto Federal do Amapá

Possui graduação em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (2010) e em Administração pela Universidade de Franca (2018), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e (2019). Tem experiência na área de Economia e Administração com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, programa nacional de alimentação escolar, programa de aquisição de alimentos, comercialização agrícola, operações de escritório, gestão da cadeia de suprimentos, canais de distribuição, logística e viabilidade econômica.

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Publicado

2023-04-14

Número

Sección

Caso para Ensino