CULTURA Y APRENDIZAJE ORGANIZACIONALES: EXPLORANDO RELACIONES EN UNA ORGANIZACIÓN PÚBLICA

Autores/as

  • Gédson Mário Borges Dal Forno Universidade Federal de Santa Maria
  • Jefferson Menezes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Vania de Fátima Barros Estivalete Universidade Federal de Santa Maria
  • Felipe Martins Müller Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v25n3(Set/Dez).p330-348

Palabras clave:

Cultura, Aprendizaje, Comportamiento Organizacional, Organizaciones Públicas.

Resumen

El objetivo del estudio fue identificar las relaciones existentes entre la cultura organizacional (CO) y el aprendizaje organizacional (AO) en la perspectiva de los servidores de una institución federal de enseñanza ubicada en la región sur de Brasil. Con carácter descriptivo, el estudio fue conducido por el método survey. Los resultados identificaron los factores comúnmente adoptados por los servidores en lo que se refiere a la CO, los factores potencializadores y dificultadores del AO y, por fin, las relaciones entre los factores de estos constructos. El estudio de las correlaciones entre CO y AO permitió identificar la existencia de asociaciones entre la mayor parte de sus factores, siendo que las relaciones significativas positivas fueron predominantes, revelando un entrelazamiento entre los temas.

Biografía del autor/a

Gédson Mário Borges Dal Forno, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), especialização em Sistemas de Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (1989) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Atualmente, é professor da Universidade Federal de Santa Maria e Doutorando em Administração no PPGA da UFSM.

Jefferson Menezes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestrado em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, cursa Doutorado em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM), na linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional.

Vania de Fátima Barros Estivalete, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1986) , Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Pós-doutorado em Sociologia Econômica das Organizações no SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações no ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa-Portugal (2015). Professora do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM.

Felipe Martins Müller, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Fez um estágio Doutoral no Centre de Recherche sur les Transports- CRT em Montreal - Canadá (1991-1992). Atualmente, é professor da Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2019-02-28

Número

Sección

Artigo