CULTURA E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAIS: EXPLORANDO RELAÇÕES EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Gédson Mário Borges Dal Forno Universidade Federal de Santa Maria
  • Jefferson Menezes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Vania de Fátima Barros Estivalete Universidade Federal de Santa Maria
  • Felipe Martins Müller Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v25n3(Set/Dez).p330-348

Palavras-chave:

Cultura, Aprendizagem, Comportamento Organizacional, Organizações Públicas.

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar as relações existentes entre a cultura organizacional (CO) e a aprendizagem organizacional (AO) sob a perspectiva dos servidores de uma instituição federal de ensino localizada na Região Sul do Brasil. Com caráter descritivo, o estudo foi conduzido pelo método survey. Os resultados identificaram os fatores comumente adotados pelos servidores no que tange à CO, os fatores potencializadores e dificultadores da AO e, por fim, as relações entre os fatores destes construtos. O estudo das correlações entre CO e AO permitiu identificar a existência de associações entre a maior parte de seus fatores, sendo que as relações significativas positivas foram predominantes, revelando um entrelaçamento entre os temas.

Biografia do Autor

Gédson Mário Borges Dal Forno, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), especialização em Sistemas de Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (1989) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Atualmente, é professor da Universidade Federal de Santa Maria e Doutorando em Administração no PPGA da UFSM.

Jefferson Menezes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestrado em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, cursa Doutorado em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM), na linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional.

Vania de Fátima Barros Estivalete, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1986) , Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Pós-doutorado em Sociologia Econômica das Organizações no SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações no ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa-Portugal (2015). Professora do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM.

Felipe Martins Müller, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Fez um estágio Doutoral no Centre de Recherche sur les Transports- CRT em Montreal - Canadá (1991-1992). Atualmente, é professor da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2019-02-28

Edição

Seção

Artigo