INCLUSIÓN DE PERSONAS DISCAPACITADAS: DE LAS POLÍTICAS PÚBLICAS AL PREJUICIO

Autores/as

  • Jandara de Moura Souza Uniritter- Laureate International Universities
  • Julice Salvagni Uniritter - Laureate Inernational Universities
  • Cristine Hermann Nodari Universidade Feevale - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas http://orcid.org/0000-0003-0397-337X
  • Isabel Cristina Rosa Barros Rasia Universidade Federal de Pelotas/ Departamento de Aministração

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v24n1.p022-035

Palabras clave:

Prejuicio. Políticas Públicas. Inclusión Social.

Resumen

El desarrollo de políticas públicas viene intentando abrir espacio, dar derechos y visibilidad a las Personas con Discapacidad (PcD). Pensando en los cambios referentes a la ampliación del proceso de inclusión de PcD, este estudio buscó analizar la percepción de los liderazgos y de sus equipos acerca de la inclusión de PcD en una empresa del ramo de agronegocios de Porto Alegre, en Rio Grande do Sul. Se trató de una investigación cualitativa de carácter exploratorio, cuyo método de trabajo fue el estudio de caso. Por medio de entrevistas cualitativas con guión semiestructurado como forma de colecta de datos y técnica de análisis de contenido, tal como interpretación de datos, se discutió la inclusión social, las políticas públicas y el prejuicio. Los resultados muestran que los entrevistados perciben el proceso de inclusión de PcD en el mercado de trabajo como algo necesario, desarrollando una visión organizacional, a fin de plantear mejores condiciones de trabajo para esos individuos, ya sea ofreciendo nuevos conocimientos sobre el asunto a las áreas de la empresa que no poseen PcD, ya sea ampliando la abertura de nuevas vacantes. Por último, fueron presentadas las limitaciones del trabajo y las oportunidades de investigaciones futuras.

Biografía del autor/a

Jandara de Moura Souza, Uniritter- Laureate International Universities

Graduada em Psicologia pela PUCRS em 2012; Mestre em Reabilitação pela UFCSPA - Conclusão: 2015; Formação em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) - Conclusão: 2014; MBA em Gestão Pessoas em andamento pela UniRitter - Conclusão: 2016; Profissional com sólida experiência em recrutamento e seleção de cargos operacionais e estratégicos; Habilidades em avaliação psicológica e elaboração de laudos e pareceres; Experiência em dinâmicas de grupos e entrevistas de seleção por competências; Profissional com experiência em acompanhamento funcional e pesquisa de clima; Conhecimento em treinamento e desenvolvimento e estruturação da política de cargos e salários; Profissional com vivência internacional (Reino Unido - Londres)

Julice Salvagni, Uniritter - Laureate Inernational Universities

Pós-Doutora, Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES). Doutora em Sociologia (UFRGS/CAPES - 2012). Mestre em Ciências Sociais (Unisinos- 2011), Especialista em Gestão Empreendedora (Ftec- 2009) e Psicóloga (Unisinos- 2007). Atuou como docente da Universidade de Caxias do Sul e como psicóloga clínica e do trabalho. Tem experiência como professora nos cursos de Pós-Graduação da Faculdade São Judas Tadeu e UniRitter Laureate International Universities.

Cristine Hermann Nodari, Universidade Feevale - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Pós-Doutorado em Inovação pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES). Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) Brasil, Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROSUP/CAPES). Mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil. Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Brasil. Graduação em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Isabel Cristina Rosa Barros Rasia, Universidade Federal de Pelotas/ Departamento de Aministração

Doutora em Administração UCS/PUC (2015), Mestre em Saúde e Comportamento (2005), Especialização em Gestão de Pessoas (2011), Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2009), Especialização em Administração Hospitalar (1996), Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Universidade do Rio Grande (1993). Professora Adjunta na Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.

Publicado

2017-05-11

Número

Sección

Artigo