INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: DAS POLÍTICAS PÚBLICAS AO PRECONCEITO

Autores

  • Jandara de Moura Souza Uniritter- Laureate International Universities
  • Julice Salvagni Uniritter - Laureate Inernational Universities
  • Cristine Hermann Nodari Universidade Feevale - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas http://orcid.org/0000-0003-0397-337X
  • Isabel Cristina Rosa Barros Rasia Universidade Federal de Pelotas/ Departamento de Aministração

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v24n1.p022-035

Palavras-chave:

Preconceito. Políticas Públicas. Inclusão Social

Resumo

O desenvolvimento de políticas públicas vem buscando abrir espaço, dar direitos e visibilidade para as Pessoas com Deficiências (PcDs). Pensando nas mudanças referentes à ampliação do processo de inclusão de PcD, esse estudo buscou analisar a percepção das lideranças e das suas equipes acerca da inclusão de PcD em uma empresa do ramo do agronegócio de Porto Alegre, no Rio grande do Sul. Tratou-se de uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativa, cujo método de trabalho foi o estudo de caso. Por meio de entrevistas qualitativas com roteiro semiestruturado como forma de coleta de dados e técnica de análise de conteúdo como interpretação de dados, foram discutidos inclusão social, políticas públicas e preconceito. Os resultados mostram que os entrevistados percebem o processo de inclusão de PcD no mercado de trabalho como algo necessário, desenvolvendo uma visão organizacional, a fim de lançar melhores condições de trabalho para esses indivíduos, seja oferecendo novos conhecimentos sobre o assunto às áreas da empresa que não possuem PcDs, seja ampliando a abertura de novas vagas. Por fim foram apresentadas as limitações do trabalho e as oportunidades de pesquisas futuras.

Biografia do Autor

Jandara de Moura Souza, Uniritter- Laureate International Universities

Graduada em Psicologia pela PUCRS em 2012; Mestre em Reabilitação pela UFCSPA - Conclusão: 2015; Formação em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) - Conclusão: 2014; MBA em Gestão Pessoas em andamento pela UniRitter - Conclusão: 2016; Profissional com sólida experiência em recrutamento e seleção de cargos operacionais e estratégicos; Habilidades em avaliação psicológica e elaboração de laudos e pareceres; Experiência em dinâmicas de grupos e entrevistas de seleção por competências; Profissional com experiência em acompanhamento funcional e pesquisa de clima; Conhecimento em treinamento e desenvolvimento e estruturação da política de cargos e salários; Profissional com vivência internacional (Reino Unido - Londres)

Julice Salvagni, Uniritter - Laureate Inernational Universities

Pós-Doutora, Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES). Doutora em Sociologia (UFRGS/CAPES - 2012). Mestre em Ciências Sociais (Unisinos- 2011), Especialista em Gestão Empreendedora (Ftec- 2009) e Psicóloga (Unisinos- 2007). Atuou como docente da Universidade de Caxias do Sul e como psicóloga clínica e do trabalho. Tem experiência como professora nos cursos de Pós-Graduação da Faculdade São Judas Tadeu e UniRitter Laureate International Universities.

Cristine Hermann Nodari, Universidade Feevale - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Pós-Doutorado em Inovação pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES). Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) Brasil, Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROSUP/CAPES). Mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil. Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Brasil. Graduação em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Isabel Cristina Rosa Barros Rasia, Universidade Federal de Pelotas/ Departamento de Aministração

Doutora em Administração UCS/PUC (2015), Mestre em Saúde e Comportamento (2005), Especialização em Gestão de Pessoas (2011), Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2009), Especialização em Administração Hospitalar (1996), Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Universidade do Rio Grande (1993). Professora Adjunta na Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.

Downloads

Publicado

2017-05-11

Edição

Seção

Artigo