SUSTENTABILIDADE TERRITORIAL E CORPORATIVA POR MEIO DE SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR INDICADORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v26n3(Set/Dez).p300-319

Palavras-chave:

Indicadores de sustentabilidade, Sustentabilidade territorial, Sustentabilidade corporativa.

Resumo

O conceito de sustentabilidade evoluiu de acordo com a percepção dos níveis hierárquicos em que é aplicada, de nações a empresas. O objetivo deste artigo é propor um alinhamento entre os conceitos de sustentabilidade corporativa e territorial por meio de conexões entre programas de gestão da sustentabilidade por indicadores. Para tanto, foi realizada pesquisa sistemática da literatura e, a partir da identificação de dez programas de gestão da sustentabilidade territorial e doze modelos de avaliação da sustentabilidade corporativa, foi realizada análise de conteúdo dos indicadores sobre suas similaridades e tendências. Por meio de tal análise, elaborou-se um diagrama com as conexões entre um território e uma organização corporativa na busca por desempenhos mais sustentáveis. Constatou-se uma pluralidade de dimensões e conexões a serem abordadas entre a sustentabilidade corporativa e a sustentabilidade territorial. Quatro principais conexões foram definidas: Conformidade Legal; Padronização de Processos; Eficiência e Gestão de Riscos; e Cadeia Sustentável de Valor. Dessas conexões, buscou-se traduzir possíveis ligações para apoiar estratégias conjuntas entre governo e empresa, destacando-se a necessidade de enfoques inovadores e construção participativa.

Biografia do Autor

DAIANA PAULINA DA LUZ CENSI LERIPIO, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Administração (UNIVALI - 2015) e Engenheira Ambiental (UNIVALI - 2010).

ANETE ALBERTON, Universidade do Vale do Itajaí

Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção (2003 e 1996), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1995) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SC). Graduação em Administração (1992), Engenharia Civil (1991) e Educação Artística (1988) pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG/RS).

ALEXANDRE DE AVILA LERIPIO, Universidade do Vale do Itajaí

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1993), mestrado em Agronomia-Área Concentração Solos - pela Universidade Federal de Pelotas (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Desde 2000 é professor e Pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) vinculado aos Programas de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas (PMGPP) e de Pós-Graduação em Administração (PPGA).

JAN RIELLA, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Administração (UNIVALI - 2017), graduação em Administração (UFSC - 2004), MBA em Marketing (ESPM - 2007).

Downloads

Publicado

2019-11-25

Edição

Seção

Artigo