TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO UM ALAVANCADOR DE DESEMPENHO EM PRESTADORES DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v28n1(Jan/Abr).p52-66

Palavras-chave:

Gestão Estratégica da Logística. Tecnologia da Informação. Desempenho Logístico.

Resumo

A tecnologia da informação desempenha um importante papel nas atividades logísticas para obtenção de serviços de alta qualidade, baixo custo e fonte de diferenciação competitiva. Em decorrência disso, este estudo objetivou examinar o papel da tecnologia da informação aplicada à logística (TIL), em contexto de gestão estratégica da logística (GEL), como uma ferramenta facilitadora de desempenho operacional logístico (DOL). Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória qualitativa junto a uma amostra de 13 de empresas prestadoras de serviços logísticos (PSL) localizadas na região de Foz do Iguaçu, PR. Foram realizadas entrevistas em profundidade junto a gestores logísticos, cujos dados coletados, as falas dos entrevistados, foram tratados pela análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a tecnologia de informação aplicada à logística foi uma importante ferramenta tecnológica, que em interação com a gestão estratégica da logística, propulsionaram às prestadoras de serviços logísticos gerenciar o ciclo de pedido, remover atividades que não agregam valor, agilizar entregas e, por conseguinte, atender às metas de desempenhos logísticos.

Biografia do Autor

William Fernando Merlotto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

ORGANIZAÇÃO: Prognus Software Livre – Foz do Iguaçu, PR ATIVIDADES: Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação “Strito Senso” em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie, diretor comercial da Prognus Soluções Livres em TI. TEMA DE PESQUISA: Projetos de TI, arquitetura, infraestrutura, escalabilidade, redundância e software livre. ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: Rua da Consolação, 896, Prédio 45 – CEP 01302-907, Bairro da Consolação, São Paulo, SP.

Roberto Giro Moori, Universidade Presbiteriana Mackenzie

ORGANIZAÇÃO: Universidade Presbiteriana Mackenzie ATIVIDADES: Doutor em Engenharia da Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São – Departamento de Engenharia da Produção, São Paulo, SP. Professor do Programa de Pós-Graduação “Strito Senso” em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie. TEMA DE PESQUISA: Gestão Estratégica da Logística e da Gestão da Cadeia de Suprimentos. ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: Rua da Consolação, 896, Prédio 45 – CEP 01302-907, Bairro da Consolação, São Paulo, SP.

Yan Lopes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

ORGANIZAÇÃO: Universidade Presbiteriana Mackenzie ATIVIDADES: Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação “Strito Senso” em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desenvolve atividades profissionais na empresa Napoli Consultoria Empresarial. TEMA DE PESQUISA: Startups, Fintechs, Gestão Estratégica da Logística e Internet das Coisas. ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: Rua da Consolação, 896, Prédio 45 – CEP 01302-907, Bairro da Consolação, São Paulo, SP.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Artigo