ESTUDO COMPARATIVO DAS PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGOGÓGICAS

Autores

  • Jane Mendes Ferreira Unibrasil-PR
  • Simone Cristina Ramos Pontífica Universidade Católica - PR
  • Fernando Antonio Prado Gimenez UnicenP-PR

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v13n2.p207-226

Resumo

O ensino de empreendedorismo é carente de estudos que possam subsidiar a elaboração de metodologia para a formação de empreendedores. Assim, o objetivo deste artigo é contribuir para a compreensão do processo ensino-aprendizagem analisando os conceitos e práticas pedagógicas em instituições de ensino superior (IES). Foram coletados dados de três IES americanas e 21 brasileiras.Os resultados revelam similaridades como a percepção de que os cursos de administração privilegiam a gestão de grandes organizações em detrimento das pequenas e médias, e que o ensino de empreendedorismo pode incrementar o pensamento criativo, a inovação e a habilidade de descobrir problemas e resolvê-los de maneira original. Porém, no Brasil, existe a carência de formação de pesquisadores e professores especialistas.

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Publicado

2008-08-05

Edição

Seção

Artigo