FÉ NOS UNICÓRNIOS: SACRALIZAÇÃO E DISCURSOS REDENTIVOS SOBRE O MUNDO SIMBÓLICO DAS STARTUPS À LUZ DE WEBER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v29n3(Set/Dez).p375-386

Palavras-chave:

Empreendedorismo redentivo, Liderança carismática, Espírito empreendedor, Startups.

Resumo

Objetivo. Explorar algumas das configurações simbólicas investidas sobre as startups. De forma específica, buscamos (i) resgatar as bases fundamentais de perspectivas e concepções sócio-históricas weberianas sobre o capitalismo e o espírito empreendedor para, metaforicamente, (ii) analisar a prossecução de um ethos particular orientado por marcadores simbólicos sobre o mundo das startups, tomando como referência contextual os discursos atuais da corrente do empreendedorismo redentivo que, supostamente, emparelham-se com algumas das observações de Weber.

Design/metodologia/abordagem. A abordagem weberiana abre-nos o olhar para novas possibilidades de compreensão das startups, especialmente ao supor que as discussões realizadas sobre estas organizações nestas disciplinas parecem ser atravessadas pela construção de narrativas proféticas e messiânicas em torno do papel social das startups e das vidas dos CEOs, sendo essa uma perspectiva pouco explorada pela academia.

Resultados. Destacamos que (i) nem tudo é tão perfeito quanto parece ser no mundo das startups, por mais que essa corrente preconize ações que tentam refletir mais da bondade divina e a criação de uma atmosfera de celebração constante, de práticas vitoriosas e de uma fraternidade transformadora; (ii) os conceitos da corrente ligada ao empreendedorismo redentivo se aproximam das observações weberianas; e, por fim, (iii) a suspeita de que outras configurações simbólicas podem estar incorporadas nos discursos dos agentes integrantes dos ecossistemas de inovação.

Originalidade/valor. Está no fato de termos conseguido pensar as startups como um fenômeno social a partir da abordagem weberiana.

Biografia do Autor

Eduardo Carneiro Lima, Universidade de Lisboa

Doutorando em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (OpenSoc), com foco nas startups e ecossistemas de inovação; mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará, com período sanduíche cursado em São Paulo na FGV/SP e foco em carreiras e novas profissões; pós graduado em Marketing pelo Instituto Cotemar; e graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisador do Grupo Integra Saberes sobre Trabalho, Organizações e Gestão na UECE.

Vitor Sergio Ferreira, Universidade de Lisboa

Vitor Sérgio Ferreira é sociólogo. Atualmente é investigador auxiliar e docente a nível pós-graduado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa). Depois de terminar a licenciatura em Sociologia (1995) e a pós-graduação em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (1998), conclui o doutoramento em Sociologia em 2006, na especialidade de Sociologia da Comunicação, Cultura e Educação. A sua formação foi realizada no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

Ytallo Franco Souza, Universidade de Lisboa

Doutorando em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (OpenSoc), Mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2019) e graduado em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia (2015). Atualmente é Professor de Sociologia - Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Antropologia, Sociologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Identidades culturais, Festas, Sociabilidades e Ensino.

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Publicado

2023-04-14

Edição

Seção

Artigo